Pesquisar

Lobos-marinhos avistados no Porto Santo

Colónia está a alargar a sua área de distribuição 14-10-2016 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Lobos-marinhos avistados no Porto Santo

Na quinta-feira, dia 13 de outubro, foi observado um lobo-marinho pelos vigilantes da natureza, no Porto dos Frades, dentro da Área Protegida dos Ilhéus do Porto Santo.

Após terem sido informados pela tripulação de uma embarcação marítimo-turística, os vigilantes da natureza fizeram-se ao mar e avistaram um indivíduo imaturo, que permaneceu no local em pequenas deambulações durante quase uma hora.

 

Embora este avistamento não seja inédito, pois existem já outros quatro registos, é o primeiro a ser confirmado pelo corpo técnico do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza.

A ocorrência de lobos-marinhos no Porto Santo demonstra que a colónia no arquipélago da Madeira está a alargar a sua área de distribuição, constituindo um excelente cartão-de-visita para quem procura a ilha Dourada, até porque esta espécie é a foca mais rara do Mundo.

 

Nesse sentido, é nosso dever preservá-la, sendo essa a razão pela qual a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, no âmbito do projeto “LIFE Madeira lobo-marinho” (www.lifemadeiramonkseal.com/pt), tem procurado divulgar a “Rede SOS Lobo-marinho”, com o objetivo de reunir toda a informação sobre esta espécie e divulgar a conduta mais adequada a ter na sua presença.

 

O importante é ter consciência que são animais selvagens e, por isso, devem ser observados à distância, sem qualquer perturbação.

 

Foto: Roberto Soares – vigilante da natureza


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.