Pesquisar

Comissão Europeia aprova mais 7 Sítios da Rede Natura 2000 para a Madeira

É importante que se diga que estas novas áreas, tal como as existentes, não devem ser encaradas como áreas “intocáveis”. É possível o desenvolvimento de diversas atividades, tais como a agricultura e as atividades lúdico-desportivas, que podem e devem ser fomentadas, gerando, assim, ganhos económicos e sociais para a economia regional. 10-11-2016 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Comissão Europeia aprova mais 7 Sítios da Rede Natura 2000 para a Madeira

 

O Comité Habitats da Comissão Europeia acaba de aprovar a proposta apresentada pelo Governo Regional de aumentar a área da Rede Natura 2000 na Região Autónoma da Madeira. Com esta aprovação, a Madeira consegue obter mais 2.114 hectares incluídos nesta Rede Ecológica Europeia. A Rede Natura 2000, recorde-se, é uma rede ecológica no espaço da União Europeia, composta por áreas de elevado valor natural, que resulta da aplicação de duas diretivas comunitárias, a Diretiva Aves e a Diretiva Habitats, também conhecidas como Diretivas Natureza.


São sete os novos Sítios de Importância Comunitária que o arquipélago madeirense passa a ter, nomeadamente o Paul do Mar, o Jardim do Mar, a Ribeira Brava, o Cabo Girão, o Caniço de Baixo, o Porto Novo, Machico e o Pico do Facho. Da aprovação do Comité Habitats da Comissão Europeia consta também a redefinição dos limites de quatro dos Sítios Classificados já existentes, designadamente a Laurissilva da Madeira, a Ponta de São Lourenço, os Moledos, a Madalena do Mar e o Pináculo.


A criação destes novos Sítios, agora reconhecidos pelos serviços competentes da Comissão europeia, é, sublinha a Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, “o reflexo da aposta do Governo Regional na conservação da natureza e da biodiversidade, garantindo, em simultâneo, os compromissos assumidos sobre esta matéria a nível nacional e comunitário”. O objetivo primordial deste processo foi o de garantir a representatividade de espécies e habitats que não se encontravam abrangidos ou que apresentavam uma representatividade insuficiente, tornando-se uma mais-valia evidente para a Região.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.