Pesquisar

Foz da Ribeira do Faial eleita geossítio do mês

O site da geodiversidade elege todos os meses um local da Madeira ou Porto Santo com interesse geológico 07-12-2016 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Foz da Ribeira do Faial eleita geossítio do mês

O site da Geodiversidade, dinamizado pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, elegeu para o mês de dezembro o geossítio S01 – Foz da ribeira do Faial.


Neste geossítio observa-se um magnífico exemplo da estrutura interna de derrames lávicos designado por disjunção prismática, ou colunar. As colunas da disjunção apresentam uma geometria muito perfeita e ocorrem numa espessa escoada basáltica da Formação do Funchal do Complexo Vulcânico Superior (CVS2). A escoada correu pelo interior do vale da Ribeira do Faial, escavado em sequências do Complexo Vulcânico Intermédio (CVM2 e CVM3) e do Complexo Vulcânico Superior (CVS1).

Deste local observa-se ainda o relevo circunscrito da Penha de Águia, em cujas vertentes escarpadas afloram sequências vulcânicas da Formação da Penha de Águia (Complexo Vulcânico Intermédio - CVM2), que incluem depósitos sedimentares brechóides na base e um espesso empilhamento de derrames lávicos do tipo pahoehoe no topo.

Mais informações no seguinte endereço: http://geodiversidade.madeira.gov.pt/


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.