Pesquisar

"O desenvolvimento económico deve estar centrado na preservação do meio ambiente" 

Palavras do Presidente do Governo Regional no encerramento da conferência 'Ilhas Selvagens – Área Marinha Protegida: Um Catalisador para a Economia Azul Sustentável Nacional'.  15-09-2022 Presidência
"O desenvolvimento económico deve estar centrado na preservação do meio ambiente" 

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, interveio hoje na sessão de encerramento da conferência 'Ilhas Selvagens – Área Marinha Protegida: Um Catalisador para a Economia Azul Sustentável Nacional', que decorreu no Savoy Palace. 

Aos presentes, o Chefe do Executivo lembrou que "o desenvolvimento económico deve estar centrado na preservação do meio ambiente”, lembrando que esta geração tem a obrigação imperativa de legar “às futuras gerações um mundo melhor do que aquele que recebeu”. 

Falando particularmente das Ilhas Selvagens, recordou o trabalho “ciclópico” ali realizado, que culminou, em março de 2022, com a criação da maior reserva marítima da Europa. 

“Estamos na vanguarda e liderança das áreas protegidas” disse Miguel Albuquerque, pedindo uma ovação a todos os que nas Ilhas Selvagens trabalharam. 

“Um trabalho notável de quem ali trabalhou todos estes anos, retirando as espécies invasoras, com escassos recursos. Pessoas que ficavam semanas e semanas sem ver a família” disse. 

Já antes, o Presidente do Governo Regional lembrou “a consideração e o respeito que o Povo da Madeira tem pelos três ramos das Forças Armadas e o trabalho notável que desenvolvem na Região, em cooperação com os órgãos regionais, em todas as áreas da sua intervenção. Tem sido um trabalho imprescindível e fundamental”. 

A conferência realiza-se na sequência da Conferência dos Oceanos da ONU, que decorreu em Lisboa, em julho último, e da criação da Maior Área Marinha de Proteção Total da Europa, através da iniciativa do Governo Regional da Madeira para a aprovação de um novo regime jurídico sobre a Reserva Natural das Ilhas Selvagens, que ampliou significativamente a proteção das águas em torno daquelas ilhas. 

A conferência organizada pelo Governo Regional da Madeira e pelo Fórum Oceano, em parceria com o The World Ocean Initiative, promovido pelo The Economist contou com a participação – orador convidado – de Peter Thomson, Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para os Oceanos, bem como do Ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, da Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Gouveia e Melo, entre outros. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.