Pesquisar

Governo investe na melhoria de condições de trabalho dos levadeiros

Depois de vestuário e equipamentos, a Secretaria do Ambiente entregou uma viatura 25-01-2017 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Governo investe na melhoria de condições de trabalho dos levadeiros

A Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, tem apostado na melhoria contínua das condições de trabalho para os funcionários que, muitas vezes sob condições adversas, têm como função prestar serviços à população.


Depois de a governante, acompanhada pela presidente da Água e Resíduos da Madeira (ARM), Nélia Sousa, ter visitado os trabalhos de limpeza e manutenção anuais para se inteirar da preparação para a época de regadio da Levada do Norte, na zona da Corujeira, no Campanário, concelho da Ribeira Brava, realizou a entrega de uma viatura para apoio aos encarregados dos levadeiros no concelho da Ribeira Brava.

Trata-se de um todo-terreno que visa facilitar o acesso, o apoio e a comunicação com os levadeiros, os colaboradores da ARM responsáveis pela distribuição da água das levadas que irrigam os terrenos na Madeira, uma tarefa histórica e de grande importância para as populações, sobretudo para as que encontram na agricultura o seu modo de subsistência.
 
Vestuário e equipamentos novos
Recorde-se que durante o ano de 2016 os colaboradores da Subdireção de Distribuição Hidroagrícola (DDH) – levadeiros e encarregados - receberam vestuário e equipamentos novos adequados às condições de trabalho no exterior, principalmente agasalhos, calçado, luvas, etc, por forma “a garantir aos trabalhadores melhor proteção, segurança e conforto no desempenho das suas atividades diárias, a grande maioria das vezes sob condições metereológicas adversas”, sublinha a secretária regional. Em julho de 2016 foram entregues à DDH 16 motos e, no fim do ano de 2016 / início de 2017, foram entregues 11 viaturas.
 
“Ser levadeiro é aceitar uma missão difícil”
A entrega da viatura de apoio constituiu uma oportunidade para Susana Prada refletir sobre a profissão de levadeiro. “Estamos a falar de uma profissão secular, que tem acompanhado o desenvolvimento e a história da Madeira, mas sempre cumprindo um papel fundamental na distribuição de água às populações”, referiu a Secretária do Ambiente.
“Aliás, não é, de todo, errado nem exagerado afirmar que ser levadeiro é assumir uma missão, que tem os seus perigos e riscos, dados os contextos nos quais os levadeiros muitas vezes trabalham, mas uma que, geração após geração, tem sido assumido por homens de coragem e de valor a quem nós todos devemos um sincero obrigado!”, concluiu Susana Prada.   


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.