Pesquisar

PLASMAR com 1,2 milhões para as áreas marinhas

O PLASMAR congrega sete entidades da Região Macaronésica, uma zona que reúne os arquipélagos da Madeira, dos Açores e das Canárias, assim como o Dublin Institute of Technology, da República da Irlanda. 21-04-2017 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
PLASMAR com 1,2 milhões para as áreas marinhas A Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais irá integrar o Projeto PLASMAR – Bases para a PLAnificação Sustentável de Áreas MARinhas na Macaronésia. A iniciativa é cofinanciada a 85% pelo programa INTERREG MAC 2014-2020, do FEDER, terá uma duração de três anos (de 2017 a 2019) e um orçamento de, aproximadamente, 1,2 milhões de euros. 

O PLASMAR congrega sete entidades da Região Macaronésica, uma zona que reúne os arquipélagos da Madeira, dos Açores e das Canárias, assim como o Dublin Institute of Technology, da República da Irlanda. Neste consórcio, a representação da Região será assegurada pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, através da Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente (DROTA). A Direcção Regional das Pescas e a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI), através do Observatório Oceânico da Madeira, também integram a iniciativa como parceiros associados. 

O projeto apresenta três objetivos principais, nomeadamente implementar metodologias de abordagem ecossistémica para o desenvolvimento dos sectores integrados na Estratégia Europeia de Crescimento Azul, desenvolver e facilitar, através de uma Infraestrutura Distribuída de Dados Marinhos (IDDM) o fluxo de dados de acesso público compatíveis com a diretiva INSPIRE e identificar métodos de monitorização adequados à vigilância da qualidade ambiental do meio marinho no âmbito da Diretiva Quadro de Estratégia Marinha, fundamentais para o desenvolvimento do processo de Ordenamento do Espaço Marítimo.

No final de abril, a Secretaria Regional do Ambiente, através da DROTA, participará nas primeiras jornadas de trabalho conjunto do projeto, que decorrerão em Las Palmas e contarão com um ‘workshop’ temático integrado no Congresso Internacional MaPSIS 2017 – Maritime Spatial Planning, Ecosystem Aproach &  Supporting Information Systems.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.