Pesquisar

Águas costeiras da RAM com boa qualidade

Susana Prada manifestou-se satisfeita com os resultados, sublinhando que “da mesma forma que o Governo Regional está empenhado na melhoria das águas balneares, está também atento às águas costeiras de forma a garantir a biodiversidade dos mares do arquipélago. 29-05-2017 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Águas costeiras da RAM com boa qualidade Foram hoje apresentados os resultados de Monitorização das Águas Costeiras da Região Autónoma da Madeira realizada durante o ano de 2016, os quais demonstram que estas são de boa qualidade.
Com este trabalho pretendeu-se dar cumprimento ao disposto na Diretiva Quadro da Água (transposta para o direito nacional pela Lei da Água) no referente à monitorização das massas de água costeiras, tendo os estados membros de verificar a sua qualidade ecológica e química. 

Susana Prada manifestou-se satisfeita com os resultados, sublinhando que “da mesma forma que o Governo Regional está empenhado na melhoria das águas balneares, está também atento às águas costeiras de forma a garantir a biodiversidade dos mares do arquipélago. 

A Secretária Regional do Ambiente realçou os excelentes resultados obtidos, pois, de acordo com o Relatório Anual de 2016, todos os parâmetros analisados estiveram sempre abaixo dos valores máximos admissíveis de acordo com a legislação em vigor e, por vezes, até abaixo do limite de deteção dos aparelhos utilizados.

As medições que dizem respeito ao Relatório Anual de 2016 foram realizadas em dez localizações, nomeadamente:
o Junto à Deserta Grande
o Ribeira de São vicente
o Entre a Ponta da Fajã da ovelha e a Baixa do Cabeço
o Ribeira Brava
o Ponta da Lagoa
o Baía de Machico
o Baía do Funchal
o Entre a Ilha da Madeira e as Ilhas Desertas
o Entre o Porto Moniz e o Seixal
o Ponta da Calheta (Porto Santo)
 

Principais Conclusões do Estudo Realizado
 
As principais conclusões do Relatório Anual de 2016 são:
 
o Todos os parâmetros analisados estiveram sempre abaixo dos valores máximos admissíveis de acordo com a legislação em vigor e, por vezes, até abaixo do limite de deteção dos aparelhos utilizados
 
o As massas de águas costeiras do Arquipélago da Madeira encontram-se em boas condições, quer ecológicas, quer físico-químicas. Em termos hidromorfológicos, não foram também encontradas situações que indiquem a existência de qualquer perturbação relevante. 
 

 



Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.