Pesquisar

Madeira vem investindo vários milhões na prevenção e na contenção dos fogos florestais

Miguel Albuquerque diz que o Governo Regional vem investindo vários milhões de euros para prevenir incêndios e salvaguardar, assim, a segurança de pessoas e bens. 27-01-2023 Presidência
Madeira vem investindo vários milhões na prevenção e na contenção dos fogos florestais

O presidente do Governo Regional falava, na manhã desta sexta-feira, na visita que fez ao Montado da Esperança, na zona alta de São Roque, a uma área de quase 46 hectares que está a sofrer uma profunda reconversão florestal.

No Montado da Esperança, para além dos 550 mil euros investidos na operação de limpeza e reconversão florestal em curso, há ainda a somar mais de cinco milhões numa estrada florestal (obra inclui ainda rede de hidrantes e reservatórios de água) que têm o objetivo de melhorar o combate aos fogos florestais e criar linha de proteção em toda aquela área.

E há ainda a decorre, na zona do Caminho dos Pretos, os trabalhos de criação de uma faixa corta-fogo.

Um trabalho que visa não só a prevenção e a contenção dos incêndios florestais, mas também uma prevenção face a eventuais aluviões.

O líder madeirense defende que a prevenção não pode ficar para depois nem para a última da hora e que tudo tem de ser feito a tempo. E é isso que se está a procurar fazer nas serras madeirenses, procedendo a vários trabalhos de limpeza e regeneração florestal e criação de linhas de contenção.

«Vamos continuar. Estamos a fazer este trabalho para as pessoas perceberem que a prevenção se faz muito antes da época de incêndios», reforçou.

O governante realçou todo o esforço que vem sendo feito, pelo Governo, «quer em termo de prevenção de aluviões, quer em termo de prevenção e contenção de incêndios», na linha do qual se insere os trabalhos de limpeza florestal em curso no Montado da Esperança.

«Esta área de intervenção são quase 46 hectares. Toda esta área foi desbastada, ou seja, foram retiradas as plantas altamente combustíveis, como a acácia e o eucalipto.

Depois fizemos a sua substituição por cerca de 88 mil novas espécies: 44 mil são folhosas exóticas, com muito menos índice de combustibilidade (carvalhos, castanheiros e a faia europeia) e junto às linhas de água foi feita reflorestação com 44 mil plantas endémicas da Madeira (loureiros vinháticos, massarocos e estreleiras)», explicou.

Miguel Albuquerque enalteceu ainda que aquela replantação teve cerca de 80% de sucesso. «Estamos agora a proceder a nova limpeza desta área, tendo em vista a contenção dos eucaliptos e das acácias, que têm de ser cortados, até desaparecerem. É um trabalho que está a ser feito pela nossa equipa de sapadores florestais», elucidou.

O Montado da Esperança tem sido alvo de uma profunda reconversão florestal desde 2019. Os trabalhos vêm consistindo, essencialmente, na substituição de uma área florestal sem gestão e com muitas invasoras (eucalipto e acácias), por uma mancha de vegetação menos combustível e mais resiliente à propagação de incêndios.

À margem, questionado pelos jornalistas, sublinhou que a renaturalização da marina do Lugar de Baixo avança até final deste ano.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.