Pesquisar

Albuquerque anuncia aposta no reforço e na melhoria da qualidade da água

Miguel Albuquerque diz que as populações de Santana e do Faial ficarão muito mais bem servidas ao nível do abastecimento de água, em qualidade e quantidade, quando a obra de construção da Estação de Tratamento de Água do Pico do Eixo estiver concluída. 16-02-2023 Presidência
Albuquerque anuncia aposta no reforço e na melhoria da qualidade da água

O presidente do Governo Regional visitou, na manhã desta quinta-feira, a obra, que se insere num conjunto de obras de ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água potável às populações das freguesias de Santana e (parte) do Faial

Trata-se de um investimento total na ordem dos dois milhões de euros, financiado ao abrigo do POSEUR. A obra deverá estar concluída durante o próximo verão.

O líder madeirense, questionado pelos jornalistas, sublinhou ser aquela «uma obra muito importante para o abastecimento de água potável àquelas populações», lembrando que são quase três mil as pessoas beneficiadas.

«Estamos a fazer um investimento no sentido de garantir a melhor qualidade possível na água que é tratada e depois fornecida às nossas populações», salientou.

Quanto ao reservatório hoje visitado, «é um depósito que recebe sobretudo água da levada das Queimadas e que tem capacidade para 1,3 milhões de litros».

A obra consistiu sobretudo, como explicou o governante, «na instalação de um decantador, no sentido de apurar a água de forma mais eficaz». No fundo, «tratou-se de resolver o problema da turvação que esta água, por vezes, trazia».

Foi ainda reforçada a conduta em cerca de 2,5 quilómetros, a partir do Pico do Eixo até ao Pico da Pedra, de modo a fortalecer esse mesmo abastecimento.

«Portanto, melhor qualidade, melhor aproveitamento e a garantia de uma distribuição mais eficaz à população da freguesia», sintetizou.

O governante diz que, neste momento, estão em curso investimentos semelhantes na Trompica, na Ribeira Brava, e nos sítios da Marinheira e Calvário, no Estreito de Câmara de Lobos. E há muitas mais no programa para os próximos anos.

«Várias das obras deste tipo serão inseridas no PRR. Aliás, um dos grandes objetivos do PRR passa por um forte investimento na melhor captação das águas, no seu melhor aproveitamento, na diminuição das perdas e na melhoria da qualidade da água que é distribuída», concluiu.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.