Pesquisar

Selvagens devem ser promovidas e aproveitadas por Portugal

Miguel Albuquerque defendeu hoje que as Selvagens, enquanto laboratório vivo, devem ser promovidas pelo Estado português. E exortou para que haja menos teoria e mais prática quando se fala de questões do Mar. Neste sentido, anunciou o objetivo regional em trazer cada vez mais investigadores, cientistas, até àquelas ilhas. 01-06-2023 Presidência
Selvagens devem ser promovidas e aproveitadas por Portugal

O governante recorda que as Selvagens são a maior reserva integral marítima no Atlântico Norte e que esse é um fator muito importante para a Região e que deverá ser também promovido pelo País. Aliás, o ano de 2022, ano da publicação do diploma que permitiu a ampliação da reserva, foi, por esse motivo, um ano muito importante para Portugal ao nível do potencial do Mar e do seu aproveitamento.

O presidente do Governo Regional falava ao início da manhã desta quinta-feira, 1 de junho de 2023, no Centro de Congressos da Madeira, onde decorre a Conferência “Portugal e o Mar”, numa iniciativa da Ordem dos Engenheiros.

Miguel Albuquerque deixou ainda o desafio para que Portugal possa desenvolver parcerias com entidades internacionais para potenciar conhecimento na reserva das Selvagens.

Para o líder madeirense, Portugal, país descontinuado e na periferia europeia, só tem vantagens se aproveitar ao máximo a plataforma continental. E ainda a digitalização da economia para fazer face a essa periferia e à menor escala de mercado.

Desta forma, Miguel Albuquerque disse ser importante apoiar empresas de exploração dos produtos do mar, sobretudo na medicina, nos cosméticos, entre outras.

O presidente do executivo madeirense insistiu, assim, no grande potencial do mar para a economia nacional.

O líder madeirense, na sua intervenção, recusou os "fundamentalismos eco", que não deixam o sector evoluir, referindo-se em concreto à questão da aquacultura e lembrando que aquela é fundamental na preservação dos habitats marítimos e na conservação das espécies, lembrando a pesca massiva, de arrasto, que está a provocar extinções.

O governante falou ainda do Registo Internacional de Navios da Mar, o terceiro maior da Europa, bem como ainda dos vários projetos em curso, em parceria entre o Governo (e suas entidades tuteladas, como a ARDITI) e a Universidade da Madeira.

A Região, frisou ainda, tem um grande potencial para a internacionalização, no sector do MAr e noutras áreas, nomeadamente com o advento da digitalização económica, e espera contar com a colaboração da República para essa mesma internacionalização.

Sublinhou ainda contar com o apoio do secretário de Estado do Mar, com quem disse ter uma boa articulação.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.