Pesquisar

Faixa 'corta-fogo' para prevenção de incêndios florestais

A faixa terá a área de 420 hectares, no Caminho dos Pretos, entre o Terreiro da Luta e o Palheiro Ferreiro, uma zona frequentemente afetada por incêndios. 25-06-2017 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Faixa 'corta-fogo' para prevenção de incêndios florestais

A Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, através do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, levou para o terreno o projeto de criação de uma faixa 'corta-fogo', nas zonas sobranceiras à cidade do Funchal, para criar uma zona tampão, de barreira à propagação do fogo, diminuindo o risco de incêndios e aumentando a segurança das populações.


A faixa terá a área de 420 hectares, no Caminho dos Pretos, entre o Terreiro da Luta e o Palheiro Ferreiro, uma zona frequentemente afetada por incêndios.

Será composta por árvores folhosas pouco combustíveis, como carvalhos, castanheiros e indígenas (loureiros, faias, uveiras, etc.), devidamente compartimentada por rede viária florestal, que funcionará como aceiros.


Isto depois de esta área ser alvo de gestão de combustível (retirada de ramagens, matos e invasoras) de forma a dificultar a propagação do fogo e a diminuir a sua intensidade, facilitando o seu combate.

 

Desta forma, é criada uma barreira que impeça a passagem do fogo, facilitando o combate aos incêndios por parte dos bombeiros e evitando incêndios de grande dimensão e intensidade.



Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.