Pesquisar

Bica da cana eleita o geossítio do mês de setembro

Neste local pode ser observado uma cobertura de piroclastos de queda basálticos, que corresponde ao episódio eruptivo mais recente datado na Madeira e o único de idade Holocénica confirmada. 01-09-2017 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Bica da cana eleita o geossítio do mês de setembro A Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, dando continuidade aos objetivos definidos na Estratégia Regional para a Conservação do Património Geológico, elegeu a Bica da Cana, na Ponta do Sol, o geossítio do mês de setembro. 

Neste local pode ser observado uma cobertura de piroclastos de queda basálticos, que corresponde ao episódio eruptivo mais recente datado na Madeira e o único de idade Holocénica confirmada. O depósito foi datado por radiocarbono a partir de carvões com 6000 a 7000 anos de idade que ocorrem na base do depósito piroclástico, que correspondem à vegetação que foi soterrada pelos piroclastos sofrendo incarbonização.

Os referidos piroclastos cobrem um depósito de clastos angulosos representativos de condições periglaciares. Mais informações poderão ser consultadas no site da Geodiversidade da Madeira, através do seguinte endereço: http://geodiversidade.madeira.gov.pt/pt/geossitios



Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.