Pesquisar

Ambiente renova Rede de Monotorização de Qualidade do Ar

A rede atual é composta por três estações fixas (localizadas em São João, São Gonçalo e Santana) e uma estação móvel, estações essas que receberão novos equipamentos e analisadores, a fornecer num prazo previsto de 6 meses e cujo investimento rondará os 320 mil euros. 26-10-2017 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Ambiente renova Rede de Monotorização de Qualidade do Ar O Governo Regional, através da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, está a proceder à reformulação da Rede de Monitorização da Qualidade do Ar na Região, tendo já desencadeado o respetivo procedimento concursal. 

 

A rede atual é composta por três estações fixas (localizadas em São João, São Gonçalo e Santana) e uma estação móvel, estações essas que receberão novos equipamentos e analisadores, a fornecer num prazo previsto de 6 meses e cujo investimento rondará os 320 mil euros.

 

A remodelação da Rede de Monitorização da Qualidade do Ar decorre da necessidade de modernização dos equipamentos de medição existentes, tendo em conta os requisitos impostos pela União Europeia, cujas normas mais recentes contêm outro nível de exigência, incompatíveis com os métodos e parâmetros medidos atualmente. Além disso, a nova Diretiva da Comissão Europeia (2015/1480), de 28 de agosto, atualiza os métodos de referência para a avaliação dos diversos poluentes, estabelecendo ainda a obrigação de reportar informação exaustiva sobre a avaliação da qualidade do ar. 

 

Estes fatores foram determinantes na decisão da Secretaria do Ambiente de avançar com o processo de renovação da rede, de forma a assegurar a avaliação e gestão da qualidade do ar e a garantir a exatidão das medições e a disponibilização da informação relativa à Qualidade do Ar, na salvaguarda da saúde humana e dos ecossistemas.




Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.