Pesquisar

Governo investiu 700 mil euros em equipamento de limpeza da floresta

Susana Prada sublinha que a importância da manutenção da rede viária florestal em boas condições é fundamental no âmbito da defesa da floresta contra incêndios. 15-02-2018 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Governo investiu 700 mil euros em equipamento de limpeza da floresta O Governo Regional, no âmbito da sua política de gestão florestal e proteção da população contra os incêndios, investiu 700 mil euros na aquisição de equipamento de limpeza da floresta. Foram adquiridas duas viaturas pesadas Todo-o-Terreno de limpeza e combate a incêndios: um trator de rastos e um triturador de troncos para fazer estilha.
“Assim, estamos mais bem preparados e seremos mais eficazes na nossa tarefa contínua de limpar a floresta e caminhos florestais», explicou Susana Prada.

O Caminho Florestal da Levada do Pico, dentro do Perímetro Florestal das Serras do Poiso, está, neste momento, a ser beneficiado através de uma intervenção feita pelo Governo Regional com o objetivo de diminuir a carga combustível nesta área, de compartimentar o espaço florestal com vias desprovidas de vegetação que facilitem o combate aos incêndios e dificultem a sua progressão.

A intervenção está a efetuada com orçamento e meios próprios, estando o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza a usar o trator de rastos e o triturador de troncos, ambos adquiridos no final de 2017.

A secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais sublinha que a importância da manutenção da rede viária florestal em boas condições é fundamental no âmbito da defesa da floresta contra incêndios, pois permite a circulação de equipas de vigilância e de primeira intervenção dentro dos espaços florestais e possibilita o rápido acesso dos meios de combate aos locais de incêndio.

A intervenção está a ser feita no Caminho Florestal da Levada do Pico, cuja extensão é de 4.300 metros (total de 80 km de rede viária). 



Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.