Pesquisar

Ambiente sensibiliza com ação de reflorestação para a prevenção contra aluviões

Uma mensagem que Susana Prada aproveitou para passar durante uma ação de reflorestação nas serras de Santo António, e de sensibilização dos alunos do ensino básico para a importância da presença de vegetação nas serras para a segurança de todos nós. 20-02-2018 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Ambiente sensibiliza com ação de reflorestação para a prevenção contra aluviões A prevenção contra aluviões começa na serra, onde os terrenos e as rochas podem ser contidos através da vegetação. «É necessário conter os terrenos nas zonas altas, nas cabeceiras das ribeiras para prevenir as aluviões», explicou a secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais.

Uma mensagem que Susana Prada aproveitou para passar durante uma ação de reflorestação nas serras de Santo António, e de sensibilização dos alunos do ensino básico para a importância da presença de vegetação nas serras para a segurança de todos nós.

«Como medida de contenção dos terrenos e rochas que fazem aumentar o volume do escoamento nas ribeiras e originam as aluviões. As raízes fixam os solos, os troncos fazem diminuir a velocidade da água, que assim provoca menos estragos e menos capacidade erosiva. As folhas diminuem, ainda, o impacto da chuva no solo, diminuindo a destruição do solo», explicou Susana Prada.



Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.