Pesquisar

2 milhões para promover uso eficiente da água

Madeira, Canárias e cabo Verde juntos em projeto de adaptação às alterações climáticas 22-02-2018 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
2 milhões para promover uso eficiente da água A Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, reuniu-se ontem com a equipa do projeto ADAPTaRES, um grupo que estabelece uma parceria estratégica entre a Macaronésia Europeia e Cabo Verde para promover a adaptação às alterações climáticas. Através da sensibilização e formação para a participação ativa da sociedade no uso eficiente da água, o grupo de trabalho pretende garantir o recurso em quantidade e qualidade às populações, hoje e no futuro, como medida de resiliência às alterações climáticas, nomeadamente em situações de seca.

O projeto ADAPTaRES – Adaptação às Alterações Climáticas da Macaronésia através do uso eficiente da água e sua reutilização - é um projeto financiado pelo Programa INTERREG MAC 2014-2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), cujo investimento total ronda os 2M/€.
A Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais está representada neste projeto pela ARM - Águas e Resíduos da Madeira, S.A. e a AREAM – Associação Regional de Energia e Ambiente, que conta ainda com representantes de Canárias, como o ITC – Instituto Tecnológico de Canárias e de Cabo Verde, como a Agência nacional de Água e Saneamento.
A capacidade de nos adaptarmos às alterações climáticas e às suas repercussões na disponibilidade de água assenta, entre outras medidas, na utilização mais eficiente do recurso hídrico.

Nos 3 dias do encontro realizaram-se reuniões de trabalho onde foram discutidas as problemáticas das diversas regiões e preparados planos de sensibilização e informação para divulgação à população para a adoção de boas práticas que visem a poupança do recurso hídrico, sobretudo em alturas de maior escassez.
O uso eficiente da água torna-se um imperativo, visto que o desequilíbrio entre as disponibilidades e as necessidades de água tem vindo a aumentar de ano para ano e, por conseguinte, a pressão sobre este recurso é hoje uma realidade com a qual nos confrontamos. Esta é mais uma das medidas adotadas pelo Governo Regional da Madeira no âmbito da Estratégia Clima-Madeira de adaptação às alterações climáticas.  

O projeto ADAPTaRES é um projeto financiado pelo Programa INTERREG MAC 2014-2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). 



Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.