Pesquisar

Aniversário do Jardim Botânico com muitos investimentos

58.º Aniversário do Jardim Botânico – Eng. Rui Vieira 30-04-2018 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Aniversário do Jardim Botânico com muitos investimentos

Foi a 30 de abril de 1060, ou seja, há 58 anos, que surgiu o Jardim Botânico da Madeira. A partir do dia 28 têm início as celebrações destas quase 3 décadas de existência, que se prolongarão durante toda a segundafeira de forma intensa. O arranque é dado com o encontro do grupo Urban Sketcher, para produção de trabalhos que estarão expostos na segunda-feira, dia em que todos têm acesso livre e gratuito ao Jardim Botânico.
Será um dia recheado de atividades para todos os gostos e estão todos – residentes e turistas – convidados a celebrar com o Governo regional mais este aniversário do Jardim Botânico.

 

Jardim reabilitado

Após o incêndio de 2016, foram várias as intervenções realizadas no Jardim Botânico da Madeira Eng.º Rui Vieira, de modo a restituir aos visitantes tão emblemático espaço, continuando a ser um local da preservação e conservação da flora natural da Região Autónoma da Madeira, tendo-se enriquecido as áreas do Jardim onde estão estabelecidas as plantas indígenas e endémicas. Junto ao portão norte surgiu uma importante coleção de camélias portuguesas, com cerca de 50 exemplares fornecidas pelo prestigiado horto da Quinta de Villar d'Allen, no Porto, onde se incluem algumas das mais emblemáticas camélias criadas por viveiristas portugueses, desde o séc. XIX.

A área das roseiras, junto ao portão principal do Jardim, foi enriquecida, com a plantação de 22 novas variedades.

Intervenção na falésia contígua à Ribeira de João Gomes, que ficou totalmente destruída com o incêndio de 2016. A intervenção realizada teve por objetivo a retirada de toda a vegetação queimada e, posteriormente, a plantação de diversas espécies, muitas das quais indígenas, de modo a estabilizar os taludes e, futuramente, obter novamente uma encosta enriquecida em termos florísticos.
Instalação de 10 Beacons no Jardim Botânico, pequenos aparelhos que disponibilizam informação a quem visita o Jardim e tenha a aplicação SMIITY instalada num dispositivo móvel.  
Disponibilização de um buggy para pessoas com mobilidade reduzida.
Valor de entrada: 6€

Mapa geral do Jardim Botânico, em papel (0,60€)


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.