Pesquisar

Observatório vai caraterizar, proteger e sensibilizar para a importância da paisagem da Madeira

O Observatório da Paisagem da Madeira foi hoje formalizado com a assinatura de um protocolo de cooperação rubricado por todos estes intervenientes e cuja relevância foi destacada pela secretária regional do Ambiente e Recursos naturais 17-09-2018 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Observatório vai caraterizar, proteger e sensibilizar para a importância da paisagem da Madeira A importância da paisagem da Madeira levou a que o Governo Regional, a Universidade da Madeira, a Ordem dos Arquitetos e a Associação Insular de Geografia tenham decido promover a sua defesa com a criação de um Observatório.


O Observatório da Paisagem da Madeira foi hoje formalizado com a assinatura de um protocolo de cooperação rubricado por todos estes intervenientes e cuja relevância foi destacada pela secretária regional do Ambiente e Recursos naturais.

.

“A nossa paisagem é a nossa imagem, é aquilo que nos identifica, que nos caracteriza e que nos distingue do resto do mundo. Por estarmos conscientes da sua importância, decidimos, em conjunto, promover a sua defesa”, sublinhou a governante.


Susana Prada apontou os objetivos principais que nortearam esta criação e que passam, em primeiro lugar, por “caracterizar a nossa paisagem, quer a natural - que é fruto da sua origem vulcânica há vários milhões de anos -, quer a cultural - fruto de seis séculos da nossa permanência nas ilhas, e que se traduz, por exemplo, nas nossas levadas, nos poios, nos caminhos reais, nos palheiros, etc”, especificou.

“Em segundo lugar, protegê-la e valorizá-la. E, por fim, sensibilizar toda a comunidade para a importância e para a preservação das características únicas da paisagem do Arquipélago da Madeira”, concluiu.



Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.