Pesquisar

Governo tem estratégia para as alterações climáticas

«Este é um dever de todos: cabe ao Governo o planeamento e os grandes investimentos estruturantes e à população o exercício de uma cidadania responsável». 15-02-2019 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Governo tem estratégia para as alterações climáticas

O Governo Regional da Madeira tem em execução uma estratégia para fazer face às alterações climáticas. Susana Prada explicou, hoje, a cerca de 30 alunos das Escolas Básicas de Santo António e do Curral das Freiras o fenómeno das alterações climáticas e o que o Governo Regional está a desenvolver para minimizar os seus impactos, vincando, contudo que «este é um dever de todos: cabe ao Governo o planeamento e os grandes investimentos estruturantes e à população o exercício de uma cidadania responsável».

Focando-se, sobretudo, nas áreas do Ambiente, embora a Estratégia-Clima Madeira seja um documento multidisciplinar, que envolve diversos sectores, a Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais destacou o que está a ser feito na prevenção e vigilância dos incêndios florestais, no combate ao desperdício de água e na energia.

Na prevenção e vigilância dos incêndios florestais, a Madeira tem investido fortemente na limpeza de terrenos e remoção de invasoras. A governante lembrou a criação da faixa corta-fogo, no Caminho dos Pretos, a limpeza de caminhos florestais e as campanhas de sensibilização e prevenção que têm sido lançadas. Nesta área, Susana Prada destacou os projetos de reflorestação que têm sido levados para o terreno, de modo a conseguirmos uma floresta mais resistente a incêndios e um solo menos sujeito a erosão.

Quanto ao combate às perdas de água, foram realçados os investimentos na recuperação de levadas e das redes de abastecimento e ainda as campanhas de sensibilização.

Num cenário de alterações climáticas torna-se imperioso o aumento da capacidade de armazenamento de água, algo que a região está a fazer ao investir na construção da barragem do Paul da Serra e no Túnel do Pedregal. A construção da barragem do Paul da Serra irá permitir diminuir as nossas emissões de CO2. Com este projeto, a taxa de energias renováveis na produção de eletricidade vai passar de 30% para 40%.  



Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.