Pesquisar

30 por cento da Faixa Corta-fogo já foi intervencionada

ARM doa terrenos à Região A faixa corta-fogo, que se estende ao longo do Caminho dos Pretos, entre o Terreiro da Luta e o Palheiro Ferreiro, ganhou hoje mais terrenos, com a cedência de mais de 22 mil m2 por parte empresa Água e Resíduos da Madeira (ARM). 29-01-2020 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
30 por cento da Faixa Corta-fogo já foi intervencionada 30 por cento dos 640 hectares do projeto do Governo Regional para proteção e segurança da população do Funchal contra os incêndios, denominado de “faixa corta-fogo”, já foram intervencionados. 
Na primeira fase do projeto, começaram a ser retiradas gradualmente as plantas invasoras altamente combustíveis (eucaliptos, acácias, carqueja, giesta e matos secos que facilitam a propagação do fogo). No seu lugar, foram plantadas espécies folhosas (carvalhos, castanheiros e espécies indígenas), que ardem com mais dificuldade, reduzindo a intensidade do eventual fogo. 

Segue-se, agora, para a criação de uma rede de caminhos florestais de acesso, construção de um tanque de 1.500 metros cúbicos e instalação de uma rede de água de 10,5km e 25 bocas-de-incêndio para fornecimento de água aos bombeiros. Serão igualmente beneficiados os tanques existentes.

ARM doa terrenos à Região
A faixa corta-fogo, que se estende ao longo do Caminho dos Pretos, entre o Terreiro da Luta e o Palheiro Ferreiro, ganhou hoje mais terrenos, com a cedência de mais de 22 mil m2 por parte empresa Água e Resíduos da Madeira (ARM). 
Conforme referiu a empresa, esta contribuição surge no âmbito da responsabilidade social da empresa e enquadra-se no seu Plano de Atividades para 2018-2022, o qual determina “contribuir para a solidariedade económica e social, para o correto ordenamento do território e para o desenvolvimento regional”.

      
Desta forma, o Governo Regional prossegue a execução da sua política de prevenção contra os incêndios florestais, não apenas salvaguardando o nosso património natural ambiental, mas, também, enquanto medida de proteção das populações e dos seus bens.



Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.