Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Governo Regional expande floresta Laurissilva

Região tem em curso intervenção no Montado da Esperança para reconversão da área florestal e proteção das populações 26-05-2020 Presidência
Governo Regional expande floresta Laurissilva

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, deslocou-se na manhã de terça-feira, 26 de maio, ao Montado da Esperança, nas serras de São Roque, área limítrofe do concelho do Funchal, onde o Governo Regional está a proceder à reconversão daquela área florestal, substituindo vegetação facilitadora de incêndios por espécies resilientes à propagação dos mesmos por forma a conferir maior segurança à população.


Neste âmbito, na área sob intervenção – 45,2 hectares – o Executivo pretende recuperar e promover a expansão de núcleos de Laurissilva, através da plantação de mais de 43 mil plantas de vinháticos, loureiros, maçarocos e estreleiras, bem como criar um bosque de folhosas composto por mais de 45 mil espécimes de carvalhos, castanheiros e faias europeias.


A par da proteção e segurança das populações, o projeto tem ainda por objetivo valorizar a paisagem, proteger o solo da erosão e, como referido, recuperar núcleos da floresta indígena.


Trata-se de um investimento do Governo Regional, ao abrigo do PRODERAM na ordem dos 538 mil euros.

Com este projeto, o Governo Regional prossegue a execução da sua política de prevenção contra os incêndios florestais, não apenas salvaguardando o nosso património natural, mas, sobretudo, a proteção das populações e dos seus bens.



Anexos

Descritores