Pesquisar

Atenções redobradas face às altas temperaturas

Secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, visitou limpeza de terreno florestal. 28-08-2020 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Atenções redobradas face às altas temperaturas

A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, alertou ontem para os cuidados a ter face às elevadas temperaturas que se fazem sentir.

“Neste momento a Região está sob alerta, laranja pelo que são necessários comportamentos responsáveis”, disse a governante durante a visita que fez à limpeza de um terreno privado que integra a faixa corta-fogo do Caminho dos Pretos, que depois de reflorestado já foi alvo de várias ações de limpeza.

Segundo disse a responsável pela tutela, o trabalho de limpeza e de reflorestação por parte do Governo Regional é constante e só fica completo com o apoio dos privados.

A médio e longo prazo o objetivo passa por criar uma mancha florestal mais resiliente aos incêndios e que previna a erosão do solo e as aluviões, aumentando a capacidade de infiltração de água da chuva ao mesmo tempo que irá contribuir para uma melhor qualidade da paisagem e restauro da biodiversidade indígena.

Neste momento estão em curso cerca de 618 ha em limpeza de terrenos entre projetos públicos e privados que vão garantir uma maior segurança à população em caso de incêndio.

A área ardida na Região tem vindo a diminuir sucessivamente desde 2016, quando arderam 6000 há, até ao presente.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.