Pesquisar

Secretário da Economia ambiciona transportes públicos “mais modernos e atrativos”

Campanha Publicitária DRETT 24-05-2021 Economia
Secretário da Economia ambiciona transportes públicos “mais modernos e atrativos”

O secretário regional da Economia disse hoje que a Madeira ambiciona transportes públicos “mais modernos e atrativos”, ao nível dos melhores da Europa.

 

O governante falava no lançamento da campanha publicitária institucional promovida pela Direção Regional de Economia e Transportes Terrestres, que visa estimular a utilização dos transportes coletivos de passageiros na Região.

 

Rui Barreto garante que o Concurso Público Internacional de Transportes, lançado pelo Governo Regional no início deste ano, salvaguarda a renovação da frota automóvel, bem como a sua modernização e uniformização da imagem e do sistema de bilhética.

 

“Autocarros muito mais modernos, muito mais confortáveis, muito mais digitais e numa rede que será toda ela a integrada, com uma bilhética integrada, num passe único regional”, destacou, salientado que se trata de uma “revolução” no setor dos transportes públicos de passageiros.

 

O secretário regional adianta que o caderno de encargos do Concurso Internacional, que prevê estar concluído no final deste ano, obriga “a viaturas mais económicas e menos poluentes” na prossecução daquelas que são as preocupações do Governo Regional “de sustentabilidade ambiental e de descarbonização da economia”.

 

De acordo com o responsável pela tutela, a primeira fase de qualificação prévia do concurso teve 8 interessados, seguindo-se a fase de apresentação de propostas. “Se tudo correr dentro do calendário o concurso estará concluído no final do ano”, afirmou.

 

Segundo o secretário da Economia, outra das obrigações vertidas no concurso é que seja garantida “cobertura territorial total, garantido que pequenas populações, com poucos habitantes, também tenham acesso a transportes públicos, como também houve uma preocupação de salvaguardar os postos de trabalho, independentemente de quem vença”, afiançou.

 

A campanha publicitária institucional para promoção da utilização dos transportes públicos terrestres, é uma iniciativa co-financiada pelo Projeto ‘Civitas Destinations’, lançada sob o mote “Já cá andamos há muito tempo…e vamos continuar a andar”.

 

A campanha será difundida através das redes sociais, imprensa escrita, televisão, mupis, postos de turismo e ecrãs a bordo das viaturas de transporte público.

 

Na ocasião, foram ainda entregues os certificados de participação aos 88 motoristas que participaram na ação de formação E-Motorista, ministrada pelo Espaço Diálogo, durante o mês de abril. A formação foi organizada pela Divisão de Mobilidade Terrestre da DRETT, igualmente no âmbito do Projeto ‘Civitas Destinations’.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.