Pesquisar

Horários do Funchal celebra 35 anos de existência

Transportes 07-06-2021 Economia
Horários do Funchal celebra 35 anos de existência

A empresa pública Horários do Funchal celebrou hoje 35 anos de existência. A cerimónia de aniversário realizou-se nas instalações da HF, na Fundoa, com a presença do vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, e do secretário regional da Economia, Rui Barreto.

 

Perante mais de meia centena de trabalhadores presentes, o vice-presidente do Governo Regional garantiu que o Plano de Investimentos previsto para 2021 não vai ser alterado, lembrando que, mesmo em tempo de pandemia, o Governo Regional não falhou com o pagamento das indemnizações compensatórias.

 

Pedro Calado assegura que a Horários do Funchal vai se manter na esfera pública. “A empresa vai manter sempre o seu espírito de ação e de trabalho público”, afirmou, sublinhando que, independentemente do Concurso Internacional que foi lançado para a concessão do serviço público de transportes, a Horários do Funchal “estará sempre debaixo das orientações do setor público”.

 

O vice-presidente destacou ainda que o Governo Regional, liderado pela coligação PSD/CDS, tem sabido colocar o interesse comum acima das questões partidárias e que o objetivo “foi sempre trabalhar junto do povo, fazendo os investimentos que tínhamos de fazer, protegendo os empregos e as empresas e apoiando socialmente”, salientou.

 

Também presente na cerimónia, o secretário regional da tutela, Rui Barreto, felicitou os trabalhadores da Horários do Funchal, em particular, os cerca de 65 colaboradores que hoje também completaram 35 anos de trabalho na empresa pública de transporte de passageiros do Funchal.

 

O secretário regional recordou que ao contrário do Continente, na Madeira, o Governo Regional nunca deixou de cumprir com o pagamento das indemnizações compensatórias às empresas de transporte colectivo de passageiros, garantido o pagamento dos salários e mantendo investimentos “muito relevantes” na renovação da frota automóvel.

 

O governante disse ainda que os trabalhadores da Companhia de Carros de São Gonçalo estão salvaguardados, apesar do Concurso Internacional de Transportes, pois serão reintegrados na nos Horários do Funchal.

 

Por fim, o presidente do Conselho de Administração da HF, Alejandro Gonçalves, enalteceu os 547 trabalhadores da empresa, referindo que “sem eles a Horários do Funchal não era a empresa que é hoje na Região Autónoma da Madeira” e que estes são os “verdadeiros responsáveis pelo serviço prestado”.

 

Na ocasião, foram homenageados 65 trabalhadores que cumpriram, no dia de hoje, 35 anos ao serviço da Horários do Funchal. Foi ainda homenageado um trabalhador que salvou de um afogamento uma cidadã do Funchal, no temporal que assolou a capital madeirense no início deste ano, foi ainda concedido um louvor, a título póstumo, à colaboradora Teresa Passos que faleceu no ano passado.

 

A cerimónia contou ainda com a empresa dos ex-presidentes da Horários do Funchal - Coronel Ramiro Morna, Nuno Homem Costa e António Jardim Faria.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.