Pesquisar

INVESTE-RAM COVID-19: empresas já podem solicitar conversão dos empréstimos em fundo perdido

As empresas que beneficiaram de empréstimos no âmbito da linha de apoio INVESTE-RAM COVID-19, lançada pelo Governo Regional em abril de 2020, já estão a solicitar a conversão do empréstimo em fundo perdido. 10-01-2022 Economia
INVESTE-RAM COVID-19: empresas já podem solicitar conversão dos empréstimos em fundo perdido

Para tal, têm de comprovar, cumulativamente, as seguintes condições: redução do volume de vendas de 40% no caso das empresas com sede na Madeira, e de 15% para a empresas do Porto Santo, e a manutenção dos postos de trabalho permanentes, durante 18 meses, a contar da data da contratação do empréstimo. 
A solicitação do pedido deve ser feita diretamente à entidade gestora da linha – o Instituto de Desenvolvimento Empresarial, IDE, IP-RAM –, que já disponibilizou no site (www.ideram.pt), a Ficha Técnica e a checklist da documentação exigida. 
Findo o período de carência de 18 meses, as empresas têm 30 dias para submeter o pedido ao IDE, que depois de analisar e verificar a documentação, comunicará a decisão às entidades bancárias protocoladas.  
Recorde-se que, no panorama nacional, a Região Autónoma da Madeira foi pioneira ao lançar uma linha de crédito que permite às empresas transformarem o empréstimo 100% em fundo perdido, mediante o cumprimento das condições definidas no contrato, medida que vai desonerar o balanço das empresas que ainda atravessam dificuldades devido à pandemia. 
De acordo com o IDE, até à presente data, foram enquadradas 2.659 operações de crédito, que correspondem a um montante de 94 milhões de euros, de um total 100 milhões. 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.