Pesquisar

Região tem a geração mais bem preparada para enfrentar o futuro

O secretário regional da Economia, Rui Barreto, defendeu esta manhã, na apresentação do programa das comemorações dos 25 anos da Startup Madeira, que decorreu no Madeira Tecnopolo, que a Região tem, neste momento, “a mais bem preparada e qualificada geração para enfrentar os desafios do futuro”. 10-02-2022 Economia
Região tem a geração mais bem preparada para enfrentar o futuro

Rui Barreto, que salientou a importância da aposta do Governo Regional na qualificação dos seus recursos humanos, disse que, “desde 1990, cerca de 87% dos estudantes da Região têm já formação superior, isto mostra o trabalho notável que está a ser feito, tendo em conta o ponto de partida”.
Em seu entender, a Startup Madeira tem um slogan feliz para estes 25 anos, que é o “mais do que ideias”, porque, tal como afirmou, “a Startup Madeira ajuda, pegando em ideias, a desenvolver, a implementar e a concretizar”.
Além disso, referiu ainda o governante, “a Startup tem criado, juntamente com a Universidade da Madeira e várias instituições regionais um ambiente propício ao empreendedorismo”. Por isso, rematou, “se nós queremos uma sociedade mais preparada, empresas mais competitivas, empresas que tenham capacidade de disputar mercados à escala global, é preciso termos esse ambiente e esse ambiente tem sido criado pelo Governo Regional, através da Startup”.
Ainda a este propósito, Rui Barreto disse ser fundamental “aproximar o trabalho académico e conhecimento científico da realidade e do tecido empresarial, aproveitar os recursos humanos que saem da Universidade da Madeira, a ajudar as empresas para que estas possam desencadear processos de negócio mais competitivos, mais otimizados”.
Em seu entender, essa aproximação tem existido, permitindo que a Startup Madeira seja uma “acelerador de projetos, de ideias, de concretização de negócios, pelo que esta será sempre uma entidade acarinhada e merece que, ao fim de 25 anos, reconheçamos todos o trabalho que ela tem concretizado, em prol do desenvolvimento integral, da qualificação, da formação, da competitividade da economia regional, mais preparada para os desafios do futuro”.
Rui Barreto fez também questão de recordar aqueles que estiveram à frente da Startup Madeira e que contribuíram para o seu sucesso, ao longo destes 25 anos de existência, precisamente, Raul Caires, João Lomelino de Freitas, Partícia Dantas e, agora, Carlos Soares Lopes, bem como todos os seus colaboradores.
Quanto ao programa das comemorações dos 25 anos da Startup Madeira, que foi apresentado por Carlos Soares Lopes, presidente executivo da Startup Madeira, começará na próxima segunda-feira, dia 14, pelas 8h45, no Savoy Palace, sob o tema “More than Ideas…”.
Será uma manhã preenchida com 24 oradores que irão abordar e partilhar um leque variado de temas como: o futuro da tecnologia, o mundo digital, o trabalho remoto, startups e investimentos. Celebrar o empreendedorismo, o espírito de inovação e a partilha de conhecimento, os sucessos e insucessos, são os principais desafios desta iniciativa.
A conferência irá receber oradores convidados nacionais com uma vasta experiência na área do empreendedorismo, como é o caso de Carlos Nuno Oliveira, Presidente Executivo da Fundação José Neves, Miguel Paulo, Global Digital Enablement IT Lead na Siemens, Verónica Orvalho, fundadora e CEO na Didimo, João Graça, co-fundador & CTO na Unbabel e Gonçalo Hall, fundador Remote Europe. Para apresentar os mais recentes fundos de investimento, esta conferência contará ainda com Rui Ferreira, Presidente Executivo da Portugal Ventures, e Stephan Morais, co-fundador e Managing Partner na Indico Capital.
Durante esta manhã, é pretendido também fazer um apanhado geral dos vários programas, projetos e iniciativas desenvolvidos ao longo destes anos, pela Startup Madeira. O programa de aceleração startNOW, para ideias inovadoras na Madeira, que já está na 4ª edição, será um dos exemplos apresentados, através da participação de Miguel Munöz Duarte, Chief Inspiration Officer no iMatch, e de 4 projetos vencedores nas passadas edições: LínguaOnline, ELAS, BioReboot e Madeira Banana Hearts.
Para partilhar conhecimentos e projetos na área da Realidade Virtual e Aumentada, FootAR e Dimmersions são dois projetos locais que serão apresentados por empreendedores regionais.
O Digital Nomads Madeira Islands, Madeira Startup Retreat, rs4e e outras iniciativas serão ainda celebradas durante a conferência, que receberá ainda em palco Miguel Albuquerque, Presidente do Governo Regional da Madeira, Rui Barreto, Secretário Regional de Economia, Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal e Carlos Soares Lopes, Presidente Executivo da Startup Madeira.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.