Pesquisar

Madeira quer estar na linha da frente das grandes transformações do futuro

O secretário regional da Economia disse, esta manhã, que a Madeira quer estar na linha da frente das grandes transformações do futuro. Rui Barreto, que falava na abertura das comemorações do 25.º aniversário da Startup Madeira, no Savoy Palace, considera que a Região tem, hoje, a geração mais bem preparada para enfrentar os próximos desafios. 14-02-2022 Economia
Madeira quer estar na linha da frente das grandes transformações do futuro
Na sua intervenção, Rui Barreto felicitou o atual presidente executivo da Startup Madeira, Carlos Lopes Soares, bem como todos os seus colaboradores e antecessores, Raul Caires, João Lomelino Freitas e Patrícia Dantas, salientou que o futuro é feito a partir daquilo que construímos hoje.
Para Rui Barreto, “nestes 25 anos da Startup Madeira criaram-se ideias, criaram-se soluções que contribuíram para a economia da Madeira, mas também para a economia do nosso país”, com importantes contributos na área do conhecimento e da eficiência.
Tal como afirmou o secretário regional da Economia, “o grande desafio que se colocará no futuro será o da vanguarda da criação de ecossistemas imersivos. A Madeira, tal como aconteceu no século XV e no século XVIII, poderá ser um portal, uma plataforma de desenvolvimento, de negócios à escala global”.
A Madeira, acrescentou ainda Rui Barreto, “pode ser e deve ser um laboratório vivo na criação e no desenvolvimento de atividades económicas, em áreas que vão desde a saúde à cibersegurança, do ‘fin tech’ ao ‘gamming’, do ambiente à economia do mar, ou do imobiliário ao turismo”.
Segundo o governante, “nós estamos a desenvolver um ‘health business hub’ no futuro hospital central universitário da Madeira, a maior infraestrutura pública da década, um centro de startups que estará no hospital a desenvolver aplicações para a área da saúde, numa ligação às melhores universidades do mundo”.
A Região, afirmou ainda Rui Barreto, “quer estar ligada aos melhores centros de investigação, aos melhores investigadores, àqueles que criam negócios, dando valor e dando consequência, aliás, ao investimento que tem sido feito na educação na Região Autónoma da Madeira”.
A Madeira, segundo Rui Barreto, quer aproveitar o facto de ter a geração mais bem preparada para, em articulação com a Universidade da Madeira, estimular a investigação e o progresso. Na sua opinião, se durante séculos a nossa condição insular e ultraperiférica era uma condicionante do desenvolvimento, nesta nova etapa, na era da economia digital, temos um mar de oportunidades”.
Mas, para tudo isto, disse, “precisamos de ter os alicerces bem consolidados. Há valores que devem permanecer. Há valores como a estabilidade política que geram segurança e a segurança que gera confiança, confiança no futuro, confiança num bom ambiente de negócios, confiança no trabalho que estamos a desenvolver em prol das novas gerações que trilharão o caminho do futuro”.

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.