Pesquisar

Economia do conhecimento é grande oportunidade para o Porto Santo

Foi assinado, esta manhã, o protocolo que cria uma 'via verde' entre o IDE e a Câmara Municipal do Porto Santo 23-02-2022 Economia
Economia do conhecimento é grande oportunidade para o Porto Santo

O secretário regional da Economia, Rui Barreto, afirmou hoje que a ilha do Porto Santo poderá beneficiar da “nova economia do digital e do conhecimento”. 


O governante falava na cerimónia de assinatura do protocolo que cria uma ‘via verde’ entre a Câmara Municipal do Porto Santo e o Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), a que se seguiu uma sessão de apresentação do novo Sistema de Incentivos ‘DIGITAL Madeira’. 


Dirigindo-se ao presidente da autarquia porto-santense e aos cerca de 40 empresários presentes na ocasião, Rui Barreto garantiu que é possível trabalhar remotamente a partir de uma ilha como o Porto Santo para qualquer parte do mundo. 

 

O governante deu o exemplo do projeto-piloto de nomadismo digital que nasceu, durante a pandemia, na Ponta do Sol, mas que já se expandiu para outros concelhos e, inclusivamente, para a ilha do Porto Santo.


Conforme explicou, “este projeto está a permitir que profissionais especializados e bem remunerados possam contribuir para a economia local, além de proporcionarem que empresas tecnológicas se instalem na Região, criando um ecossistema tecnológico muito favorável à instalação de empresas e à criação de emprego qualificado”, o que leva o secretário da Economia a acreditar que “cada vez mais pessoas vão escolher viver na Madeira e no Porto Santo, factor que irá servirá de motor para o turismo, principal atividade económica da ilha”. 


Relativamente ao protocolo celebrado com a o município, Rui Barreto enalteceu a forma “diligente” com que a autarquia agilizou o processo, tendo elogiado a postura de diálogo e de trabalho em rede que o seu presidente, Nuno Batista, sempre revelou. 


“Este protocolo que cria e uma ‘via verde’ entre o gabinete de apoio ao empreendedorismo do Porto Santo e o IDE é uma via para facilitar, não só os sistemas de incentivos que o IDE disponibiliza aos empresários, mas também desburocratizar e tornar as coisas mais simples”, assegurou. 


Mas, para o secretário regional da Economia, mais importante do que a desburocratização é a democratização dos diversos apoios às empresas. “O IDE tem feito sessões online de divulgação para os empresários e para os Técnicos Oficiais de Contas, que são uma pedra basilar na informação que prestam aos seus clientes e na formalização e acompanhamento das candidaturas”, destacou. 


Por fim, Rui Barreto elogiou o município do Porto Santo por ser o segundo na Região a assinar este protocolo e deixou a garantia de que a ‘via verde’ estará sempre aberta. 


Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, Nuno Batista, enalteceu as sinergias criadas entre a autarquia e o IDE, lembrando que o bom entendimento entre as diversas instituições beneficia o desenvolvimento das empresas e da economia local. 


“Da nossa parte, o primeiro compromisso que iremos cumprir com a população é a criação do balcão do empreendedorismo, que em breve abrirá portas, e que terá uma pessoa para atender os empresários do Porto Santo”, concluiu.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.