Pesquisar

Europa deve intervir para travar escalada dos preços dos cereais

O secretário regional da Economia, Rui Barreto, defendeu, esta terça-feira, que a União Europeia deveria adotar, para o mercado dos cereais, a mesma medida que foi seguida para as vacinas, permitindo encontrar novos países produtores e repartir, de forma equilibrada, a matéria-prima pelos diferentes Estados-membros. 16-03-2022 Economia
Europa deve intervir para travar escalada dos preços dos cereais

Rui Barreto, que falava aos jornalistas, à margem da inauguração de uma nova loja da Confeitaria, nos Barreiros, numa cerimónia que contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, disse que esta seria uma forma de compensar a falta de cereais que vinham da Rússia e da Ucrânia, de onde provinham cerca de 25% desta matéria-prima para a Europa.

Conforme referiu, “a União Europeia deve encontrar outras fontes de fornecedores para que também a pressão da procura, face à oferta, se possa fazer de uma forma equitativa e mais justa. O que nós queremos é que esta escalada de preços possa ser atenuada”, rematou o governante.

Neste momento, disse ainda Rui Barreto, o Governo Regional já contactou o Ministério da Agricultura, no sentido de que “possamos aplicar verbas do POSEI para reforçar o apoio e diminuir os custos de transporte” desses bens, em especial do trigo e do milho para a Região.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.