Pesquisar

Rui Barreto faz balanço “extremamente positivo” da 1ª edição do programa ‘Requalificar +DIGITAL’

Cerimónia de entrega de certificados da 1º edição do programa 09-09-2022 Economia
Rui Barreto faz balanço “extremamente positivo” da 1ª edição do programa ‘Requalificar +DIGITAL’

O Secretário Regional da Economia falou no encerramento da cerimónia de entrega de certificados aos 33 finalistas da 1º edição do programa ‘Requalificar +DIGITAL’, que contou com dois cursos para aprendizagem de linguagem de programação  (.Net e Java).

Rui Barreto sublinhou que estas são áreas que “estão a ter tanta procura, que o número de licenciados que estão a sair da Universidade da Madeira são insuficientes para as necessidades de contratação das empresas tecnológicas”.

Motivo que, conforme referiu o governante, levou o Governo Regional a fazer um estudo de caracterização das empresas tecnológicas, que permitiu fazer um “fato à medida” das suas necessidades, culminando no programa ‘Requalificar +DIGITAL’.

De facto, realçou o Secretário Regional da Economia “o programa é um sucesso porque tem uma taxa de empregabilidade a rondar muito perto do 100%, o que é de si relevante e demonstra que podemos aproveitar recursos humanos de outras áreas”.

Neste momento, tal como afirmou Rui Barreto, “a área da programação tem empregabilidade garantida, porque a tecnologia é absolutamente transversal a todas as áreas”.

Ainda sobre as novas tecnologias, Rui Barreto garantiu que o Governo Regional continuará “a promover investimento na desmaterialização, na ciência e no digital, introduzindo modelos de gestão que são muito importantes para a eficiência que o Governo quer gerar nas empresas e garantindo empregabilidade”.

O responsável pela tutela da Economia na Região, assegurou a continuidade do programa “e se possível até reforçá-lo, porque é uma aposta clara do Governo Regional e porque há cada vez mais empresas a quererem se instalar na Madeira para desenvolver conceitos a partir daqui”, rematou.

 O ‘Requalificar +DIGITAL’ é um programa da Secretaria Regional da Economia, da Startup Madeira e da Universidade da Madeira que pretende requalificar população ativa com o ensino superior, para a área da programação.

Constitui uma oportunidade para desempregados e/ou indivíduos que pretendem alterar o seu percurso profissional e que desejam integrar uma nova oportunidade de trabalho.

Os cursos são de participação gratuita. A emissão do certificado pela Universidade da Madeira obrigará à participação em pelo menos 90% do horário e aproveitamento em todas as unidades curriculares.

A segunda edição realiza-se entre novembro de 2022 e junho de 2023 e contará com cursos .NET e Fullstack OpenSource. Cada curso terá a duração de 8 meses [5 meses formação em sala + 3 meses de estágio curricular na empresa].


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.