Pesquisar

Albuquerque destaca importância do imobiliário e diz ter boas perspetivas para o ano de 2023

Miguel Albuquerque salientou hoje a aposta que a Região vem fazendo na afirmação e na diversificação da sua economia. O objetivo é evitar que a Madeira fique excessivamente subordinada ao Turismo, «uma indústria muito importante para a RAM, mas que nos deixa muito dependentes de fatores que não controlamos». 21-01-2023 Presidência
Albuquerque destaca importância do imobiliário e diz ter boas perspetivas para o ano de 2023

Daí a aposta feita em outras áreas de negócios, com o imobiliário de alto e médio rendimento e as empresas tecnológicas à cabeça.

Declarações feitas no final da manhã deste sábado, no Caniço, onde a Predimed abriu mais uma

loja, numa iniciativa do casal Luís Rodrigues e São.

Hoje, o presidente do Governo Regional dividu a sua intervenção entre os encómios à nova loja e aos colaboradores da mesma, as explicações das razões que norteiam a sua visita às empresas – «ao contrário do que certas criaturas pensam, quem dinamiza a Economia são as empresas e não o Estado e quando se pensa o contrário temos maus resultados» e o sublinhar de que « que está a acontecer no imobiliário da Madeira é fruto de uma conjugação de fatores que não são aleatórios». Ou seja, não aconteceram por acaso».

Miguel Albuquerque releva que foi encetado, há alguns anos, um percurso de afirmação e de diversificação da Economia da Madeira. «Duas áreas fundamentais para essa diversificação da economia da Madeira é o imobiliário de alto rendimento e de médio rendimento e as empresas tecnológicas», salientou.

Uma aposta que foi acelerado a partir do período pandémico. De tal forma que se vai «fechar o sector do imobiliário, em 2022, com um volume de negócios na ordem dos 640 a 645 milhões de euros». «O volume de negócios do Turismo anda à volta dos 470 milhões de euros… E fechámos 2021 nas tecnológicas com cerca de 340 milhões de euros», disse ainda. Isto significa que vamos no caminho certo», adiantou.

O governante considerou ainda que «as tecnologias e o imobiliário de rendimento são duas áreas de negócios muito importantes para uma Região como a Madeira, que necessita de investimento, de capital e de pessoas».

«O imobiliário de alto e médio rendimento fixa populações, dinamiza as economias locais e as economias de ciclo e traz algo que é muito importante, que é o efeito multiplicador que tem em todos os sectores da nossa economia, desde o pequeno supermercado ao pequeno empreiteiro, passando pelo comércio. Na Calheta, por exemplo, 22% das crianças que estão no primeiro ciclo são já estrangeiros», enalteceu.

Neste sentido, anunciou que a ideia do seu Governo passa por «manter os cinco fatores fundamentais para a atratividade do investimento e do residente estrangeiro: - Segurança de pessoas e bens; - Bons serviços de saúde, de “primeiro mundo” como a Madeira tem, que deem boa resposta e sejam eficazes; -um bom sistema de ensino; - ter impostos baixos, o que acontece na Madeira, embora queiramos reduzir ainda mais, algo que só será possível com a

revisão da Lei das Finanças Regionais, reduzindo o IRC até aos 10% e continuar a reduzir os escalões de IRS; na Madeira, as famílias pagarão menos 96 milhões de euros do que iriam pagar; - legislação clara e estabilidade política e social (aqui há estabilidade, há uma linha de rumo e as pessoas sabem com o que podem contar).

A concluir, disse ainda ter «grandes expetativas relativamente a este ano de 2023, que era um ano de grandes incógnitas, devido à situação de conflito na Ucrânia, ao surto inflacionista e à crise energética».

«Mas, a Alemanha afinal não vai ter recessão e até vai crescer 2%. E se nós conseguirmos manter esta linha de rumo, vamos ter um ano positivo, de contínua recuperação da nossa economia. As perspetivas são muito boas», reforçou.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.