Pesquisar

Região notifica Bruxelas para apoio aos sobrecustos energéticos

Documentos foram ratificados, esta terça-feira, pelo secretário regional da Economia, Rui Barreto. 31-01-2023 Economia
Região notifica Bruxelas para apoio aos sobrecustos energéticos
A Região desencadeou, esta terça-feira, o processo de notificação, junto da União Europeia, no sentido de implementar um programa de apoio que irá abranger todas as empresas com estabelecimento localizado na Região Autónoma da Madeira, com contrato de fornecimento de eletricidade em vigor com a EEM Empresa de Eletricidade da Madeira, nas modalidades de baixa tensão especial (BTE) ou média tensão (MT).
Os documentos, que ontem foram assinados e que seguirão, agora, para Bruxelas, pretendem que seja validado o apoio às empresas afetadas pelo aumento dos custos energéticos, medida anunciada no final do ano passado pelo secretário regional que tutela a pasta da Economia, Rui Barreto, numa conferência conjunta com os secretários regionais das Finanças e dos Equipamentos e Infraestruturas, Rogério Gouveia e Pedro Fino, respetivamente. 
O ‘Programa Apoiar + liquidez’, como se designará, será operacionalizado pela Secretaria Regional da Economia, através do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), aguardará, agora, a decisão da Comissão Europeia no âmbito do regime de auxílios de Estado, no sentido de obter autorização formal para implementar o novo programa de apoio. 
Conforme explica Rui Barreto, “o Governo Regional já tomou as diligências necessárias à formalização do apoio a fundo perdido, em respeito pelo regime de auxílios de Estado fixado pela Comissão Europeia, de forma a implementar o programa com a maior celeridade possível”. 
A este propósito, o secretário regional da Economia sublinha ainda que “a entrada em vigor da portaria que regulamentará o programa está pendente da decisão de autorização da Comissão Europeia, no âmbito do processo de notificação em curso”. O objetivo, disse, seria que fosse implementado no início do segundo trimestre, reportado ao início do ano.
 
De referir que o programa regional foi criado no âmbito do «Quadro temporário de crise relativo a medidas de auxílio estatal em apoio da economia na sequência da agressão da Ucrânia pela Rússia», com o objetivo de atenuar a escassez de liquidez das empresas ativas, com estabelecimento localizado na Região, mais afetadas pelos aumentos excecionalmente acentuados dos fatores de produção, através de um apoio financeiro a fundo perdido que facilite a continuidade da atividade económica e a preservação das capacidades produtivas e do emprego.  
A medida foi desenhada em conjunto com os empresários e as entidades que os representam, fundamentada pela necessidade de fazer face aos efeitos diretos e indiretos que a situação geopolítica na Europa tem vindo a provocar, nomeadamente em termos de perturbação grave da economia ao nível dos fluxos comerciais e das cadeias de abastecimento, que conduziram a aumento de preços elevados e inesperados dos fatores de produção. 
De acordo com a tutela, serão elegíveis todas as empresas com estabelecimento localizado na Região Autónoma da Madeira, com contrato de fornecimento de eletricidade em vigor com a EEM Empresa de Eletricidade da Madeira, nas modalidades de baixa tensão especial (BTE) ou média tensão (MT), na qualidade de consumidor final.
De referir que, entre os grandes consumidores de energia estão as unidades nas áreas da indústria do frio, serralharias, carpintarias, panificação e unidades hoteleiras.

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.