Pesquisar

Governo Regional já investiu 8 milhões na reabilitação de imóveis

Vice-Presidente sublinhou que a intervenção do Executivo não se limitou à aquisição de imóveis nem ao revestimento de fachadas e outras operações de cosmética 19-03-2018 Finanças
Governo Regional já investiu 8 milhões na reabilitação de imóveis

O Vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, defendeu hoje que a reabilitação urbana é uma prioridade absoluta para a qual o Governo Regional está comprometido, por forma a criar as condições para que esta passe de exceção à regra e se torne na forma de intervenção predominante.

Na Cerimónia Pública de Apresentação do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana (IFRRU 2020), Pedro Calado realçou que a este nível e sem qualquer tipo de modéstia, o Governo Regional tem dado o mote e o exemplo para que outros o sigam em matéria de reabilitação e recuperação.

Mais do que palavras, acrescentou o Vice-Presidente, a Região e o seu Governo tem procedido, nos últimos anos, a numerosas operações concretas.

“A nossa intervenção não se limitou à aquisição de imóveis nem ao revestimento de fachadas e outras operações de cosmética. Reabilitámos edifícios emblemáticos que se encontravam degradados e sem uso”, disse o governante, sublinhando que estes investimentos já totalizam mais 25 mil metros quadrados de área reabilitada e todos na Área de Requalificação Urbana (ARU) do Funchal.

E há ainda a juntar mais 35 mil metros quadrados da reabilitação da Quinta Magnólia, igualmente em fase de requalificação.

No total, defendeu Pedro Calado, o Governo Regional já investiu mais de oito milhões de euros na recuperação de património público do Funchal.

Para o Vice-presidente, o IFRRU 2020, que na Madeira é gerido pelo Governo Regional, através do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), funciona como uma alavanca importante, para que os proprietários dos imóveis possam proceder à recuperação de edifícios que, de outra forma, não seria possível fazê-lo, ou que, sem ele, seria mais difícil concretizar.

Ainda de acordo com Pedro Calado, os esforços desenvolvidos pelo Governo Regional, através do IDE, e a estrutura de gestão do IFRRU, na montagem e promoção do referido instrumento financeiro, tem dado frutos e a Região já começa a ver o retorno de todo o trabalho desenvolvido.

“Efetivamente, os dois primeiros projetos desenvolvidos e contratados no âmbito do IFRRU 2020 são da Madeira e destinam-se à reabilitação integral de prédios para a área do Turismo. Neste momento, encontram-se mais dois projetos da Madeira prontos a serem contratualizados e 15 intenções de investimento, estando os interessados a começar os processos de candidaturas ao IFRRU 2020”, acrescentou o governante.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.