Pesquisar

Governo vai continuar a modernizar a frota da Horários do Funchal

Novo miniautocarro elétrico da Horários do Funchal foi financiado a cem por cento pelo projeto Civitas 03-03-2020 Economia
Governo vai continuar a modernizar a frota da Horários do Funchal

O secretário regional de Economia, Rui Barreto, realizou, esta manhã, a viagem inaugural do novo miniautocarro elétrico Karsan Atak, que se encontra a ser testado pela Horários do Funchal desde o dia 28 de fevereiro.

Rui Barreto estrou a carreira 44, numa viagem que durou cerca de 20 minutos, entre a Rua do Conselheiro e a Nazaré.

“A empresa adquiriu 5 viaturas destas. São viaturas que têm uma autonomia de cerca de 250 quilómetros. Esta viatura está preparada para fazer cerca de setenta por cento das carreiras que são feitas pela empresa Horários do Funchal”, garantiu o governante com a tutela da Economia e dos Transportes Terrestres.

“É uma viatura moderna, confortável, 100% elétrica, e a empresa vai continuar a investir neste tipo de viaturas.  Está no seguimento da estratégia que o Governo seguiu, vamos continuar a utilizar os fundos que temos do FEDER e, se possível, do Fundo Ambiental, para modernizar, não só a frota da Horários do Funchal, mas também com a utilização de veículos ambientalmente responsáveis”.

O novo miniautocarro elétrico da Horários do Funchal foi financiado a cem por cento pelo projeto Civitas. Cada viatura custou 360 mil euros mas, conforme explicou o secretário de Economia, “o custo de três viaturas elétricas é o equivalente a duas viaturas a diesel”, por isso, diz, “este tipo de aquisição de viaturas elétricas tem de ter o apoios governamentais”.

O Karsan Atak Electric tem 8,3 metros de comprimento, 2,4 de largura e capacidade para 52 passageiros. O novo modelo foi concebido para dar resposta à necessidade de redução da poluição sonora e atmosférica nos centros urbanos e faz parte de uma estratégia para a descarbonização no setor do transporte público que tem sido levada a cabo pela Horários do Funchal.

O miniautocarro fará testes na Horários do Funchal, em todas as carreiras, excepto nas zonas altas, até dia 13 de março, de modo a avaliar a sua autonomia, a forma de carregamento e, fundamentalmente, a sua versatilidade nas condições orográficas que caracterizam os traçados das carreiras da HF.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.