Pesquisar

Linha Invest RAM Covid-19 disponível em dez bancos

Empresas podem fazer simulação no portal do Governo Regional 16-04-2020 Economia
Linha Invest RAM Covid-19 disponível em dez bancos

Depois de apresentar publicamente a linha de apoio às empresas, Invest RAM Covid-19, a Secretaria Regional da Economia dá agora a conhecer a lista de entidades bancárias aderentes às quais as empresas poderão recorrer.


A partir de hoje,  encontra-se também disponível no portal do Governo Regional da Madeira, um simulador (https://simulador.srem.be-wide.com/), no qual os empresários poderão calcular o apoio a que terão direito, bastando para isso responder a três perguntas: qual a dimensão da empresa, se aderiu ou não ao mecanismo lay-off e qual a massa salarial referente ao mês anterior. A simulação será enviada por correio eletrónico, contendo o montante do apoio a conceder. Reunidas as condições, o passo seguinte passará pela formalização candidatura junto das entidades bancárias aderentes.


Recorde-se que este instrumento criado pelo Governo Regional para fazer face à crise económica provocada pela pandemia do Covid-19, tem como objetivo primordial a manutenção dos postos de trabalho, através de um apoio à tesouraria das empresas para pagamento de custos salariais.


Esta linha vai estar operacional durante 5 anos e conta com um montante global de 100 milhões de euros.  A taxa de juro é de 0%, totalmente bonificada pelo Governo Regional, e tem um período de carência de capital de 18 meses. Os empresários podem candidatar-se até 30 de dezembro de 2020.


Refira-se que o acesso a esta linha de apoio é universal, dentro dos Códigos de Atividade Económica (CAE´s) elegíveis, ou seja, qualquer empresa que preencha os requisitos poderá candidatar-se, independentemente de apresentar quebras na faturação ou de se socorrer de processos de lay-off. Os empréstimos poderão ser convertidos em valor não reembolsável, a fundo perdido, se se verificar a manutenção do número de postos de trabalho e uma redução do volume de vendas superior a 40%, para empresas com sede na ilha Madeira, e 15% para empresas do Porto Santo.


Para as empresas que recorram ao lay-off, o montante do financiamento será limitado a 20% da massa salarial, acrescido de 23,75% referente à Taxa Social Única. Este valor será multiplicado por dez no caso de microempresas, por oito ao nível das pequenas empresas e por seis nas médias e grandes empresas. Para as empresas que não recorram a este mecanismo, o montante de financiamento previsto na linha de será limitado a 40% da massa salarial, acrescida da Taxa Social Única e multiplicado da mesma forma.

 

 

Lista de Entidades bancárias aderentes

ABANCA

BPI

Bankinter

Caixa Geral de Depósitos

Crédito Agrícola

EuroBic

Millennium BCP

Montepio

Novo Banco

Santander


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.