Pesquisar

Linha regional de apoio às empresas é a “melhor do país”

Debate sobre o Estado da Região 09-07-2020 Economia
Linha regional de apoio às empresas é a “melhor do país”

A garantia foi dada pelo secretário regional de Economia, Rui Barreto, esta manhã durante o debate sobre o Estado da Região, a decorrer na Assembleia Legislativa da Madeira, com a presença de todo o Governo Regional.


O secretário regional respondia à bancada do Partido Socialista sobre questões relacionadas com os apoios do Governo às empresas. "Percebo o incómodo de quem tentou fazer ruído enquanto se montava uma operação destas, mas devo dizer que esta linha de apoio às empresas, aos empresários e à manutenção dos postos de trabalho foi um sucesso”, afirmou Rui Barreto, acrescentado ainda que esta “é a única linha a nível nacional que pode ter a possibilidade de converter na totalidade o valor do financiamento em fundo perdido”.

 

O governante recordou ao deputados que a linha de crédito ficará aberta até 31 de dezembro e tem uma dotação e 100 milhões de euros e “até agora já estão comprometidos, em submissão de candidaturas, 65 milhões de euros. 80% das candidaturas aprovadas já foram pagas às empresas. São 52 milhões de euros que estão derramados na economia regional”.

 

Na ocasião, o secretário regional de Economia revelou que o Governo Regional já  iniciou um processo, ao abrigo do Quadro Temporário que foi aberto na Comissão Europeia, para montar uma segunda linha que se designará por “Apoiar Madeira”.

 

A par destes apoios concedidos no âmbito das medidas excepcionais implementadas pelo Governo para fazer face à pandemia Covid-19, também o IDE, entidade gestora do Programa Operacional Madeira 14-20, tem processado pagamentos quinzenalmente. “Já apoiamos as empresas no montante de 12,5 milhões de euros, ao abrigo dos sistemas de incentivos”.

 

No que diz respeito aos apoios concedidos no âmbito do Programa ADAPTAR-RAM, para apoiar as empresas na adaptação ao contexto da Covid-19, já foram aprovadas 431 candidaturas no valor de 1,9 milhões de euros. Refira-se que este programa foi lançado com uma dotação de 2,5 milhões de euros.

 

O secretário regional garantiu ainda que serão introduzidas verbas no orçamento suplementar para apoiar a economia e as empresas da Madeira. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.