Pesquisar

“Este é um programa que não deixa ninguém de fora”

Candidaturas ao startNOW decorrem até dia 24 de setembro 08-09-2020 Economia
 “Este é um programa que não deixa ninguém de fora”

Realizou-se esta tarde na sede da Startup Madeira, no Campus da Penteada, o lançamento oficial da 2ª Edição do startNOW, um programa de aceleração de ideias inovadoras cujas inscrições estão abertas a partir de hoje. As candidaturas decorrem até dia 24 de setembro, conforme anunciou o presidente da Startup Madeira, Carlos Soares Lopes. A apresentação da iniciativa contou com a presença do membro do Governo Regional responsável pela área da Economia, Rui Barreto.

 

Na ocasião, o secretário regional, com a tutela da incubadora de startups madeirenses, garantiu que a pandemia não irá esmorecer “a capacidade de realizar e de intervir”, sendo que esta constitui, no seu entender, uma oportunidade “para acelerar o processo de transição digital”. “Este é um programa que não deixa ninguém de fora. É um programa aberto a todas as pessoas que queiram concretizar uma ideia”, sublinhou.

 

Da parte do governante foi também deixada a garantia de reforço de ações “para fomentar o empreendedorismo, a transição digital, e para criar e ajudar que as empresas a se modernizarem”.

 

Este programa visa apoiar, sobretudo, “pessoas que muitas vezes têm uma ideia mas que não sabem como concretizar e que não têm meios técnicos, físicos e financeiros”, realçou.

 

Na oportunidade, Rui Barreto anunciou ainda que é intenção do Governo Regional apresentar, em breve, um programa de formação dirigido a desempregados com o 12º ano, para trabalhar em empresas tecnológicas. “Nós temos um parque tecnológico que embora pequeno é muito significativo, com empresas à escala global, que têm necessidade de contratar. Na Universidade da Madeira os licenciados do curso de informática estão em pleno emprego e queremos aproveitar esta circunstância para dotar os desempregados de meios formativos para que se possam adaptar às várias linguagens digitais”. Outra iniciativa em carteira, é um concurso de design e de moda que o Governo vai desenvolver em parceria com a Startup Madeira.

 

De referir que o startNOW é uma oportunidade para empreendedores desenvolverem produtos ou serviços nas áreas de ciência, cultura, desporto, economia circular, energia, indústrias criativas, IOT, impacto social e ambiental, logística, mobilidade, saúde e bem-estar, soluções WEB, sustentabilidade, transformação digital ou em outras oportunidades de futuro.

 

O programa contará com sessões de mentoring e coaching, e destina-se a empreendedores que têm uma ideia de negócio inovadora, com potencial de escala, que desejam implementá-la.

 

Ao longo deste programa de aceleração as equipas terão oportunidade de iniciar ou restruturar uma ideia, desenhar a solução, construir o seu modelo de negócio e testar o protótipo. As equipas vencedoras podem ter acesso a 6 meses de aprendizagem, validações e suporte para evoluir e crescer.

 

O startNOW não tem qualquer limitação a nível de área de formação ou nível de escolaridade. Os candidatos apenas terão de provar que a sua equipa tem talento suficiente para desenvolver e comercializar a ideia apresentada, em 6 meses.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.