Pesquisar

Candidaturas ao Programa INICIE + prorrogadas até 12 de fevereiro

Empresas têm mais duas semanas para submeterem os seus pedidos de apoio. 28-01-2021 Economia
Candidaturas ao Programa INICIE + prorrogadas até 12 de fevereiro

A secretaria regional da Economia anunciou, hoje, a prorrogação do prazo de entrega de candidaturas do Sistema de Apoio às Iniciativas Empresariais das micro e pequenas empresas da Região Autónoma da Madeira, uma medida de apoio financiada pela reutilização de ajuda reembolsável concedida no âmbito do Programa Intervir+. Este programa de apoio ao tecido empresarial da Região encontrava-se aberto desde 15 de outubro de 2020 e a tutela tinha como data revista para encerrar o aviso-concurso, amanhã, 29 de fevereiro. Com a prolongamento do prazo, as empresas têm mais duas semanas para submeterem os seus pedidos de apoio.

 

O secretário regional da Economia justifica o prolongamento do prazo devido à “enorme procura” pelos apoios mesmo em tempo de pandemia. “Os empresários, mesmo os pequenos empresários, querem trabalhar, investir, criar riqueza, querem inovar, e tem procurado os apoios disponíveis” sublinha o governante, acrescentando uma ideia que tem defendido desde o início do mandato: “o centro da economia são os trabalhadores e as empresas e por essa razão, é para as empresas que se devem canalizar a maioria dos sistemas comunitários de incentivos”

 

O programa INICIE + conta com uma dotação de 2,5 milhões de euros e tem por objetivo financiar operações de criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas, que contribuam para uma maior dinamização da atividade económica regional em geral e para as quais é exigido um maior esforço de adaptação às novas condições que hoje caracterizam o ambiente empresarial, e que refletem o impacto da pandemia.  São suscetíveis de financiamento os projetos que promovam a criação, expansão ou a modernização do ecossistema empresarial, privilegiando iniciativas inovadoras e competitivas, que contribuam para o fortalecimento e revitalização da base económica regional. O apoio a conceder no âmbito deste sistema reveste a forma de incentivo não reembolsável e não poderá exceder €50 000 por projeto, o dobro da primeira fase.

 

O INICIE + privilegia, atribuindo uma majoração de 15%, os projetos localizados fora do concelho do Funchal, naquilo que é visto como sendo um incentivo ao desenvolvimento económico dos restantes concelhos, algo que é também, para o secretário regional da Economia, de “importância nuclear para este governo, ou seja, promover a descentralização e o desenvolvimento económico mais harmonioso na Região”.

 

“As verbas disponíveis em termos de Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), canalizadas para o apoio ao tecido empresarial são no atual momento fundamentais, somando a outras medidas que têm sido implementadas pelo Governo Regional para garantir a manutenção dos postos de trabalho e apoiar a tesouraria das empresas”, garante Rui Barreto.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.