Pesquisar

Trabalhos preparatórios da Fase B na ER 223 arrancam esta semana

No troço a intervencionar na Fase B, a escarpa sobranceira à via apresenta alturas entre 130 a 150 metros. A solução encontrada para proteção dos utentes consiste na construção de uma estrutura “em consola”, em betão armado pré-esforçado, com cerca de 570 metros, dividida em dois troços, de 240 e 331 metros. 06-07-2021 Equipamentos e Infraestruturas
Trabalhos preparatórios da Fase B na ER 223 arrancam esta semana

A designada “Fase B” da obra de prevenção e mitigação do risco de derrocadas no troço da Estrada Regional - ER 223, que liga o Estreito da Calheta ao Jardim do Mar, terá um prazo de execução de 18 meses, sendo que os trabalhos preliminares arrancam já nesta semana. Devido ao forte condicionamento desta via por causa dos trabalhos já no terreno e dos que se vão iniciar, a partir do dia 12 de julho, a ER 223 será encerrada ao trânsito durante alguns meses.

 

Esta fase da obra é financiada a 75% pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos - POSEUR e a 25% pela Lei de Meios, prevendo-se o início no 2.º semestre deste ano.

 

No troço a intervencionar na Fase B, a escarpa sobranceira à via apresenta alturas entre 130 a 150 metros. A solução encontrada para proteção dos utentes consiste na construção de uma estrutura “em consola”, em betão armado pré-esforçado, com cerca de 570 metros, dividida em dois troços, de 240 e 331 metros.

 

A faixa de rodagem terá uma largura de 6,50 metros nas zonas com estrutura de betão armado, acrescida de um passeio com 1 metro de largura, com o objetivo de garantir maior segurança aos peões, nas deslocações entre o Jardim do Mar e o Estreito da Calheta.

No âmbito da obra será também intervencionado o pontão sobre a Ribeira Funda, cuja extensão é de cerca de 15 metros.

 

Na parte final do traçado, será estabilizado o talude sobranceiro à ER 223, numa extensão de 114 metros, com recurso a betão projetado e pregagens.

A intervenção compreende ainda os trabalhos de pavimentação, iluminação pública, sinalização vertical e horizontal e equipamentos de segurança.

 

O Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, fez uma visita ao local para assinalar o arranque desta fase. Em relação à Fase A, conclusão dos trabalhos da empreitada está prevista para abril de 2022.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.