Pesquisar

Escola do Porto Santo renovada é das melhores escolas da Região

Miguel Albuquerque visitou hoje a escola básica e secundária do Porto Santo Francisco Freitas Branco, que foi totalmente renovada, numa empreitada que decorreu em duas fases e que permitiu, conforme acentuou o líder madeirense, transformar aquele estabelecimento de ensino numa das melhores escolas, neste momento, da Região. 17-09-2021 Presidência
Escola do Porto Santo renovada é das melhores escolas da Região

O presidente do Governo Regional está, nesta sexta-feira, no Porto Santo, onde visita investimentos públicos e privados e apresenta o projeto para a nova unidade de Saúde local.

Em declarações aos jornalistas, no final da visita à escola, o governante realçou poder-se falar mais em escola nova do que em requalificação, atendendo à renovação total do estabelecimento, tendo-se apenas mantido algumas das fachadas do antigo edifício.

«Foi um investimento de 5,8 milhões de euros e é, neste momento, uma das melhores escolas da Região. É uma das escolas com maior área, com cerca de 12 mil metros quadrados de zonas verdes e espaços circundantes exteriores, e está muito bem dimensionada em termos de funcionalidade, de circulação e de conforto», relevou.

Miguel Albuquerque disse ainda que aquela escola, «para além de ter um corpo docente de grande qualidade – aliás, os alunos que têm daqui saído têm tido muito boa prestação – tem também a vantagem de estar próxima ao pavilhão gimnodesportivo e às piscinas». O que, sublinha, «permite à comunidade escolar dispor das ofertas que aquelas infraestruturas disponibilizam para a prática de desporto e de exercício físico».

O líder madeirense lembrou que a primeira fase das obras começou em 2018 e a segunda em 2019. «Foi feita por fases e com algum cuidado, uma vez que a escola continuou sempre a funcionar. Teve, portanto, alguma delicadeza na sua execução, o que obrigou a um prazo mais longo de execução, precisamente para permitir o funcionamento da escola», explicou.

Segundo o governante, «isso foi conseguido graças, também, à colaboração dos professores e dos discentes, bem como ainda dos pais, para além da categoria das empresas que executaram estas obras».

Confrontado com o início deste ano letivo, Miguel Albuquerque acentuou que o mesmo está a correr muito bem, como tem sido hábito.

«Aliás, as coisas nunca correram mal, nem durante a pandemia. Porque tivemos a colaboração e o grande sentido de responsabilidade dos professores, do pessoal discente, dos alunos e dos encarregados de educação», acentuou.

E reforça: «Mesmo no decurso da fase mais ajuda da pandemia as escolas foram sempre um exemplo de responsabilidade, de prevenção e de precaução».

Por seu turno, o presidente do conselho executivo da escola, Ricardo Vasconcelos, disse que o ano escolar está a decorrer bem. Naquele estabelecimento estão 442 alunos, cerca de 100 professores e 40 funcionários discentes. A testagem à COVID abrange toda a comunidade escolar e arranca na segunda-feira.

Ricardo Vasconcelos disse ainda que com as obras o estabelecimento que dirige ficou uma escola de ponta, qualificada em termos físicos. «E em termos de tecnologia temos aqui o melhor», salientou, ainda.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.