Pesquisar

Um adeus sentido e agradecido à Arquiteta Filipa Camacho

São inúmeras as escolas cujos projetos passaram pelas mãos de Filipa Camacho, centenas até, mas também esteve envolvida em projetos de obra na área da saúde, como foi o caso do recente Centro de Saúde da Calheta e também do novo Hospital Central da Madeira. 17-09-2021 Equipamentos e Infraestruturas
Um adeus sentido e agradecido à Arquiteta Filipa Camacho

Dedicada, disponível, cordial, amável e uma profissional com extrema dedicação à entidade para a qual trabalhava e, consequentemente, à causa pública, por todos os projetos que abraçou na área de edifícios escolares e gimnodesportivos e também da saúde. É desta forma que quem privou com a arquiteta Filipa Camacho a descreve neste momento delicado em que se lida com o seu falecimento no dia 16 de setembro de 2021.
 

Maria Odília Filipa Mendes Gonçalves Camacho, mais conhecida profissionalmente como Filipa Camacho, natural de Angola, nasceu a 23 de agosto de 1957 e era licenciada em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes.

Residente no concelho do Funchal, corria o ano de 1983 quando ingressou como Arquiteta de 2ª classe na Direção de Serviços e Construções Escolares e Equipamento, da Direção Regional de Obras Públicas, na extinta Secretaria Regional do Equipamento Social. Com a sua dedicação e empenho, foi progredindo na carreira e assumindo cargos de destaque que, com a sua simpatia e amabilidade, cumpria sem protagonismos. Atualmente diretora de serviços da Direção de Serviços de Estudos e Projetos da Direção Regional do Equipamento Social e Conservação, da Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas, coordenou e elaborou projetos de extrema importância para a sociedade, desenvolvendo de forma intensiva a atividade de Arquitetura. Contava, então, com quase 38 anos de serviço na Função Pública. À Arquiteta Filipa Camacho, a Região será eternamente grata pelo trabalho desenvolvido no parque escolar verificados nos últimos quase 40 anos.
 

É da sua responsabilidade, por exemplo, o projeto para a Escola Secundária dos Barreiros, o primeiro projeto concebido e executado na globalidade na Direção de Serviços de Construções Escolares e Equipamento da Direção Regional de Obras Públicas da Secretaria Regional do Equipamento Social, já que todas as escolas básicas e secundárias da Região eram, até à altura, resultantes da aplicação de adaptações de projetos tipo. São inúmeras as escolas cujos projetos passaram pelas mãos de Filipa Camacho, centenas até, mas também esteve envolvida em projetos de obra na área da saúde, como foi o caso do recente Centro de Saúde da Calheta e também do novo Hospital Central da Madeira.
 

De ressalvar ainda a forma como educadamente acolhia todos os que eram ‘novos’ na Secretaria de Equipamentos e Infraestruturas. A sua disponibilidade, preocupação e olhar terno jamais serão esquecidos. Por todos.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.