Pesquisar

Aposta na transição digital da economia 

Presidente do Governo esteve na apresentação do Data Center Madeira. O investimento no hosting, processamento e recuperação de dados, em conjunto com o novo cabo submarino cria as condições necessárias para a Região se posicionar a nível internacional como um hub tecnológico  25-11-2021 Presidência
Aposta na transição digital da economia 

O Governo Regional, através da empresa subsidiária da EEM, a EMACOM – Telecomunicações da Madeira, está a investir na criação de data center que, em conjunto com o novo cabo submarino cria as condições para a Região se posicionar como uma plataforma internacional de comunicações, hosting, processamento e recuperação de dados. 

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, disse hoje, na sessão de apresentação do Data Center Madeira dirigida aos empresários que o Executivo está a fazer uma aposta decisiva na transição digital da economia. 

O Chefe do Governo vincou que o novo cabo submarino e o data center são parte integrante e essencial dessa aposta feita de forma atempada que é dirigida e inclui, quer o setor público – a administração pública regional e local – e o setor privado.   

Miguel Albuquerque reiterou que a nova economia requer infraestruturas adequadas – como as anteriormente enunciadas – por forma a que a Região se possa constituir como um hub tecnológico e num centro de produção para empresas de alto valor acrescentado, nomeadamente as tecnológicas, e com profissionais altamente qualificados, sendo igualmente uma vantagem o facto de a Madeira oferecer qualidade de vida e sobretudo segurança.   

“Para estas empresas tecnológicas trabalhar no centro de Berlim ou trabalhar na Madeira é igual”, disse o líder do Executivo. 

“E daí a importância deste investimento que está a ser feito no data center e, sobretudo, da decisão que tomamos relativamente ao cabo submarino”, continuou. 

Referir que o Data Center Madeira – armazenamento, proteção e acesso de dados – agregará todos os serviços da administração pública regional e local, sendo ainda os seus serviços disponibilizados às empresas regionais e ao mercado internacional. 

A Região tem assegurada uma robusta estrutura tecnológica, com serviços digitais de um data center e um sistema de telecomunicações por cabos submarinos, com grandes capacidades e velocidades de transmissão, processamento, armazenamento e segurança de informação. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.