Pesquisar

Central de baterias permite produção de 40% de energia a partir de fontes renováveis

A central de baterias da Madeira, em construção nos Socorridos, vai permitir à RAM atingir um rácio de 40% de produção de energia renovável até final do ano. 18-01-2022 Presidência
Central de baterias permite produção de 40% de energia a partir de fontes renováveis

A Região vai atingir, no final deste ano, uma produção de energia a partir de fontes renováveis na ordem dos 40% da produção elétrica na Madeira e Porto Santo. O anúncio foi feito, hoje, pelo presidente do Governo Regional. Que, acrescenta, a meta é que dentro de cinco anos esse rácio possa subir para 50% da produção.

Miguel Albuquerque esteve na Central da Vitória, onde está a ser instalada a central de baterias da Madeira. Questionado pela Comunicação Social, o governante relevou a estratégia muito bem perfilhada pela Empresa de Eletricidade da Madeira, «no sentido de assegurarmos que 50% da eletricidade da Madeira seja produzida, dentro de poucos anos, a partir de fontes renováveis, seja a fotovoltaica, a eólica, a hídrica ou o gás».

Uma estratégia que tem implicado investimentos colossais por parte da EEM.

O grande investimento, recorda, culminou em 2021, com a ampliação do sistema de aproveitamento da hidroelétrica da Calheta, cuja face mais visível é a grande lagoa no Paul da Serra, que teve apoios dos fundos europeus e que ascendeu a cerca de 78 milhões de euros.

Neste momento, está-se a desenvolver a construção de uma central de baterias, na Vitória, no sentido de – explicou Miguel Albuquerque – «essas baterias mais modernas poderem fazer um aproveitamento melhor destas fontes de energia renovável».

Este investimento, que estará concluído ainda este ano, provavelmente em julho, ascende a 10,6 milhões de euros e vai permitir que a Região, no final deste ano, produza 40% da eletricidade a partir de fontes renováveis.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.