Pesquisar

Concelho de Santana ligado em via expresso

O troço da via expresso entre São Jorge e o Arco de São Jorge, atualmente em construção, permitirá ligar todo o concelho de Santana através de via expresso. 18-04-2022 Presidência
Concelho de Santana ligado em via expresso

Miguel Albuquerque visitou, nesta tarde de segunda-feira, a ligação através de via expresso entre São Jorge e o Arco de São Jorge, sublinhando que a mesma vem ao encontro da ideia governamental de ter toda a costa norte ligada por uma via expresso.

O líder madeirense diz que a obra terá, depois, continuidade em via expresso até à Boaventura, concluindo a via expresso a norte. O projeto, diz, está a ser reformulado, de modo a adequá-lo às reais necessidades e a não haver gastos desnecessários.

Quanto à obra que visitou, Miguel Albuquerque enalteceu a construção de um viaduto, com uma altura de 80 metros, que fará, depois, ligação em túnel ao Arco de São Jorge.

«É uma obra que está orçada em 24,8 milhões de euros, é apoiada pelo Fundo de Coesão e o objetivo é que esteja pronta ainda este ano», acrescentou.

A execução desta obra foi dividida em duas fases, sendo que da primeira fase fizeram parte os trabalhos de escavação, revestimento provisório e definitivo e drenagem dos túneis 1 e 2, e parte do túnel 3 (km 5+013 ao km 5+750) e as galerias de emergência 1, 5 e 6. Foram ainda executadas as terraplanagens, parte da drenagem e as estruturas de suporte do troço a céu aberto entre o km 2+136 e o km 2+772 e do restabelecimento 1. Os trabalhos da primeira fase da obra encontram-se concluídos desde 2010 pelo valor de 52,1 M€.

Nesta segunda fase da obra serão executados os restantes trabalhos em subterrâneo, três obras de arte com extensões compreendidas entre os 50 e os 290 metros e três rotundas que irão permitir a ligação da Via Expresso à rede viária existente.

Serão também executados trabalhos de terraplanagem, de drenagem e das estruturas de consolidação e suporte nos troços a céu aberto, assim como todos os trabalhos de pavimentação, sinalização e instalação dos equipamentos de iluminação, segurança, ventilação e rede de combate a incêndios.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.