Pesquisar

Albuquerque apresenta mais um projeto de habitação

Madeira tem 128 milhões para habitação em todos os concelhos 28-04-2022 Presidência
Albuquerque apresenta mais um projeto de habitação

Miguel Albuquerque diz que a Região, no âmbito do PRR, tem reservados 128 milhões de euros para investir em habitação, em todos os concelhos da Madeira. Declarações realizadas no final da manhã de hoje, em Câmara de Lobos, junto à Escola do Carmo, onde vão ser construídas 42 novas habitações.

Trata-se de mais um investimento habitacional que surge na sequência da Oferta Pública lançada pela IHM para a aquisição de frações habitacionais, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, a custos controlados. No caso de hoje, é um edifício de habitação multifamiliar composto por 42 fogos, que vai nascer num terreno com uma área de 2.380 metros quadrados.

Lembre-se que foram aprovados onze empreendimentos habitacionais na primeira fase de candidaturas da oferta pública que foi lançada pela IHM, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Recentemente, foi apresentado um projeto localizado no Porto Santo, no âmbito deste concurso, seguindo-se, em breve outras apresentações.

Nesta primeira fase, são 287 fogos, num investimento de 55 milhões de euros. Numa segunda fase, deverão ser mais 247 fogos, num investimento de mais 44 milhões de euros. Ou seja, 99 milhões de euros só em investimento em habitação a custos controlados

Hoje, questionado pelos jornalistas, o governante lembrou ainda que haverá outros mecanismos de apoio à habitação, para além desta contratação de fogos, como a habitação cooperativa.

«Todos estes investimentos visam, no fundo, atenuar o efeito – que é muito positivo para a economia da Madeira – que é a atratividade que a Madeira tem despertado junto dos residentes estrangeiros e que vem levando a uma grande procura por habitações na Região.

O que vem provocando e continuará a provocar a subida dos preços da habitação em quase todos os concelhos da Madeira, sobretudo os localizados da zona oeste», explicou-

O líder madeirense sublinhou que tudo isto significa que a Região tem de estar atenta para evitar o que se passou em cidades como o Porto ou Lisboa, onde a subida abruta do preço das habitações levou a que os habitantes das duas cidades não consigam encontrar casas a preços acessíveis para poderem habitar, sobretudo as novas gerações.

«Esta é uma forma de disponibilizarmos através dos apoios diretos e indiretos, uma oferta de habitações a preços acessíveis para todas as classes sociais, sobretudo para os jovens casais e para as novas gerações que pretendem fixar a sua residência e viver nestes respeitos concelhos», resumiu.

A obra hoje apresentada será construída a custos controlados pela empresa Vilismob- Promoção Imobiliária, Lda, através da Vicente Vieira Construções.

Composto por um total de 42 fogos de tipologia T1, T2 e T3, o projeto de arquitetura prevê ainda a recuperação de uma moradia existente no terreno, que dará origem a duas frações habitacionais, um T2 no rés-do-chão e um T1 no primeiro andar.

A construção está orçada em 7,8 milhões de euros.

 

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.