Pesquisar

«Centro decisivo para o futuro da banana da Madeira»

Presidente do Governo visitou novo Centro de Bananicultura do Lugar de Baixo. O polo de investigação, com recurso a meios tecnológicos e de desenvolvimento de técnicas agrícolas para o incremento da qualidade e a melhoria da produção do produto regional representou um investimento na ordem dos 3,5 milhões de euros 23-06-2022 Presidência
«Centro decisivo para o futuro da banana da Madeira»

«É um prazer estar na abertura deste decisivo para o futuro da banana da Madeira.

Este centro foi concebido para todos nós trabalharmos em conjunto, no sentido da salvaguarda da qualidade da nossa banana e da melhoria da produção e da comercialização deste produto único, que faz parte da identidade da Madeira»

A intervenção do Presidente do Governo Regional, por ocasião da visita ao novo Centro de Bananicultura do Lugar de Baixo, na Ponta do Sol, que congrega um conjunto de valências, sendo as principais dedicadas às áreas de investigação e desenvolvimento e ao apoio e formação do produtor.

Neste âmbito, o novo centro, que representou um investimento na ordem dos 3,5 milhões de euros, comparticipados por fundos europeus, ao abrigo do PRODERAM, tem por objetivo assegurar o estudo e o desenvolvimento de técnicas agrícolas, apoiadas nos mais recentes meios tecnológicos, que permitam incrementar a qualidade do produto, a sua valorização nos mercados sem alterar as suas características próprias ao nível do sabor, doçura, tamanho, cor, entre outras.

O resultado dos estudos científicos e desenvolvimento de técnicas agrícolas tem por objetivo apoiar os produtores, através da sua demonstração da sua aplicação prática.

O objetivo é, conforme evidenciou Miguel Albuquerque, a Região dispor de um polo científico em cooperação com instituições de renome internacional para apoiar a melhoria da produção e, simultaneamente, reduzir custos e o esforço humano.

Na ocasião, estiveram presentes representantes de Guadalupe, Martinica e Canárias, regiões ultraperiféricas europeias produtoras de banana, tal como a Madeira.

O Chefe de Governo enalteceu o esforço de anos na defesa das bananas europeias empreendido por França, Espanha, em conjunto com Portugal no quadro da União Europeia face às demais produzidas na América Latina.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.