Pesquisar

Madeira vai conseguir produzir 50% da sua energia a partir das renováveis

Presidente do Governo Regional confia na capacidade da EEM e dos seus trabalhadores para que seja possível, dentro do prazo já definido, concretizar o objetivo estratégico de se ter 50% da produção de energia, na Madeira, a partir de energias renováveis. 07-10-2022 Presidência
Madeira vai conseguir produzir 50% da sua energia a partir das renováveis

Miguel Albuquerque falava hoje, na Serra de Água, durante a visita que fez à Central Hidroelétrica da Serra de Água, que vai entrar agora em obras de profunda requalificação, num esforço financeiro de 15,38 milhões de euros. Para além do início dos trabalhos, o evento de hoje foi marcado por uma homenagem aos trabalhadores daquela infraestrutura, atuais e antigos.

Aliás, o governante começou a sua intervenção por reiterar o gosto que tem em estar numa empresa que prima pelo profissionalismo e pela dedicação dos seus profissionais. E considerou muito feliz a distinção dos trabalhadores da Central da Serra de Água, frisando ser sempre muito importante homenagear-se os que ali estiveram anos e anos, «a dar o seu melhor para que a Madeira tivesse fiabilidade na energia que era fornecida».

«Estou aqui como forma de reforçar o nosso apreço e a nossa consideração por estes profissionais, acrescentou.

O líder madeirense disse ainda ter a certeza de que a EEM vai cumprir com os objetivos estratégicos que estão delineados. Aliás, «já começou a fazê-lo».

«Ter uma capacidade de produção de 50% de energia a partir das energias renováveis, numa ilha como a nossa, é um feito extraordinário; considerou.

Miguel Albuquerque recordou que «um dos maiores investimentos da Madeira, nos últimos anos, foi o do sistema de fins múltiplos da Calheta, que custou quase 78 milhões de euros». «Foi um projeto pioneiro, um projeto inovador tecnologicamente falando, que veio permitir que a EEM possa avançar para novos objetivos», destacou.

O novo investimento a concretizar pela EEM está avaliado, no total, em 69 milhões de euros, incluindo a renovação das centrais de baterias (na Madeira e no Porto Santo), o que permitirá maior fiabilidade e capacidade de armazenamento e de distribuição de energias, o alargamento da instalação dos contadores inteligentes a toda a Região e ainda pela remodelação das centrais da Serra de Água e da Calheta, entre outros empreendimentos a concretizar.

Segundo Miguel Albuquerque, ter-se uma Região como a nossa com capacidade de 50% da produção de energia a partir das energias renováveis é «um feito muito importante e que se deve ao profissionalismo, à dedicação dos funcionários da EEM e da empresa».

«Esta é uma empresa de ponta, tecnologicamente tem dos melhores profissionais e estou satisfeito, porque com certeza que iremos atingir os objetivos», reforçou.

Aos homenageados, fez questão, a concluir, de repetir os seus parabéns. «É muito justo homenagear-se quem trabalha», sublinhou.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.