Pesquisar

Albuquerque inteirou-se dos trabalhos em curso na Baiana

Reabilitação do edifício de referência inclui a criação de um núcleo museológico com ligação à Casa Colombo e a preservação de achados arqueológicos de grande valor cultural. 03-01-2023 Presidência
Albuquerque inteirou-se dos trabalhos em curso na Baiana

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visitou hoje, ao início da tarde, as obras de reabilitação do edifício ‘Baiana’, no centro da cidade do Porto Santo.

A obra de reabilitação salvaguarda o valor patrimonial do edifício, mantendo a área de restauração e criando um núcleo museológico, que se interliga – com passagem física – ao Museu Colombo.

Este trabalho estrutural encontra-se executado, assim como a pintura exterior do edifício.

Referir que a Casa Colombo, enquanto museu ligado à Expansão, reúne já cerca de 90 objetos, alguns de grande importância nacional e internacional.

Recordar igualmente que os achados arqueológicos, de grande valor cultural, encontrados no edifício no decurso dos trabalhos foram preservados, caso das matamorras – estruturas escavadas no solo, para armazenamento e preservação de cereais, outrora abundantes na Ilha, e que permitia a sua ocultação de piratas e corsários aquando dos assaltos à Ilha.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.