Pesquisar

Via rápida tem dois novos sinais de trânsito

Os dois novos sinais de trânsito, baseados no sistema francês, visam permitir a circulação na via rápida da Região Autónoma da Madeira a mais 10 quilómetros/hora do que a velocidade atualmente estabelecida, mas apenas nas partes devidamente sinalizadas e quando o piso se encontre seco. 30-10-2018 Equipamentos e Infraestruturas
Via rápida tem dois novos sinais de trânsito

A partir desta terça-feira (30 de outubro), passará a vigorar na via rápida uma nova sinalização.

Os dois novos sinais de trânsito, baseados no sistema francês, foram aprovados em julho último pela Assembleia Legislativa da Madeira, através de Decreto Legislativo Regional, e visam permitir a circulação na via rápida da Região Autónoma da Madeira a mais 10 quilómetros/hora do que a velocidade atualmente estabelecida, mas apenas nas partes devidamente sinalizadas e quando o piso se encontre seco.

Por exemplo, se o condutor se deparar com um sinal vertical de limite de velocidade não superior a 80 km/h e se o piso estiver seco, ele poderá circular a 90 km/h. Se o piso estiver molhado, o condutor terá de respeitar o limite dos 80 km/h.

O Governo Regional, através da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, pretende, com esta medida, permitir aos condutores uma condução fluida e segura de acordo com as características da via, com vista a contribuir para a contenção da sinistralidade rodoviária.

Recorde-se que esta não é uma medida inédita na Europa. Trata-se de uma experiência já testada e com resultados positivos.

Sobre os novos sinais:

O novo sinal tem a indicação da via em causa (como “VR1”, relativo à via regional 1), seguido de um sol e da indicação “+10 km/h”.

Abaixo há uma nuvem com chuva e o sinal para cumprimento da velocidade máxima estabelecida para o local em causa (“VMax”).

O segundo sinal criado indica o fim da área em que o primeiro sinal está em vigor.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.