Pesquisar

Trabalhos já estão definidos para o túnel da Tabua, que deverá reabrir esta quinta-feira

O Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, esteve hoje à tarde na Tabua, com o intuito de inteirar-se do andamento de todo o processo decorrente da queda de pedras que ocorreu, hoje de manhã, no túnel que liga a Tabua ao Lugar de Baixo, no prolongamento de segurança do túnel no lado nascente. 21-01-2020 Equipamentos e Infraestruturas
Trabalhos já estão definidos para o túnel da Tabua, que deverá reabrir esta quinta-feira Na inspeção feita pela equipa de rocheiros da Direção Regional de Estradas, que teve início logo na parte da manhã, procedeu-se à queda de todos os blocos instáveis, o que provocou danos maiores e mais visíveis na estrutura. Esta operação ficou concluída pelas 15h. No local, concluiu-se que a instabilização resultou de um fenómeno erosivo natural e recorrente na Região, caraterístico destas formações.

A queda dos blocos, que ocorreu hoje de manhã, pelas 9 horas, provocou danos na estrutura de betão armado que serve de proteção à via, levando à rotura da abóbada e das armaduras. Sendo assim, agora seguem-se trabalhos de remoção de blocos, que ficaram depositados sobre a estrutura de proteção, saneamento da zona danificada, com remoção dos fragmentos de betão, e substituição de luminárias danificadas. A operação de reparação da estrutura será depois planeada de forma a minimizar perturbações ao tráfego rodoviário. 

A ligação viária do lado da Tabua será retomada logo que os trabalhos de saneamento e limpeza acima referidos estejam concluídos, o que se espera que ocorra até ao final da manhã desta quinta-feira, dia 23 de janeiro.

Posteriormente, logo que esta situação esteja normalizada, serão retomados os trabalhos sobre a escarpa sobranceira ao túnel da Ponta do Sol, uma intervenção a cargo da Sociedades de Desenvolvimento, tudo apontando para que tal aconteça entre quinta e sexta-feira. A Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas apela, assim, à compreensão de todos os utentes desta ligação viária.

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.